Câmara realiza sessão solene em homenagem aos 70 anos da Petrobras

Jorge Solla propôs a sessão para relembrar as sete décadas da Petrobras. Fotos: Gabriel Paiva

A Petrobras comemora 70 anos amanhã (3). Mas já nesta segunda-feira (2) em uma sessão solene na Câmara dos Deputados, convocada pelo deputado Jorge Solla (PT-BA), as sete décadas da estatal foi celebrada. O deputado Pedro Uczai (PT-SC) e o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, também participaram do evento.

Durante a sessão foi relembrado o histórico da petrolífera desde a sua criação com o movimento “O Petróleo é Nosso”, até as mais recentes iniciativas para impulsionar a companhia por meio de investimentos previstos pela atual gestão federal.

A Petrobras foi fundada no dia 3 de outubro de 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas, que dois anos antes havia enviado para o Congresso o projeto de criação da estatal. Na ocasião, Vargas enfrentou dificuldades políticas no Parlamento e a oposição dos grandes conglomerados nacionais que defendiam interesses externos, entendendo que a exploração de petróleo deveria ser entregue a grupos internacionais. “Felizmente, uma parte do campo político conseguiu, junto com os trabalhadores da Petrobras, evitar a venda por completo da Petrobras”, afirmou Jorge Solla.

O parlamentar destacou que foi na Bahia que nasceu o embrião da Petrobras, antes mesmo da criação oficial da companhia, a partir da descoberta de um poço de petróleo pelo Departamento Nacional de Produção Mineral, em 1939, no bairro do Lobato, subúrbio de Salvador.

A Petrobras voltou

O deputado baiano parabenizou os atuais dirigentes da companhia que já viabilizaram medidas importantes como o cancelamento da venda de ativos estratégicos da empresa. “A Petrobras, após anos de ataque, voltou a fazer parte de um projeto de desenvolvimento do País. Voltou a ser uma empresa de energia integrada, indutora do desenvolvimento econômico e social do País, comprometida com a sociedade brasileira, com os trabalhadores e com a transição energética justa”.

Solla espera que o governo Lula recompre as refinarias que foram vendidas pela administração anterior. “Que essa comemoração dos 70 anos seja também o fortalecimento da luta para reestatizar as nossas refinarias como a BR Distribuidora e gasodutos – que foram entregues ao capital privado a preços vis pelo governo da destruição nacional, que felizmente o povo retirou das urnas nas últimas eleições. Vida longa à Petrobras”.

Privatização

O deputado Pedro Uczai defendeu a criação de um dispositivo constitucional para proteger a Petrobras de governos que queiram privatizar a estatal. “Nós temos que propor uma emenda constitucional que só privatiza a Petrobras se consultar o povo brasileiro, se consultar os verdadeiros donos. Tem que fazer uma emenda constitucional e expor, aqui, os deputados e senadores que fazem discurso de defesa da Petrobras, ‘então assinam aqui e apoiam a Petrobras’. Se tem uma empresa símbolo do desenvolvimento desse País e da potência que o Brasil pode ter é a Petrobras”.

Deputado Pedro Uczai exalta importância estratégica da empresa para o País

Governo da destruição

Deyvid Bacellar, coordenador-geral da FUP (Federação Única dos Petroleiros), denunciou os diversos ataques e desmontes que a Petrobras sofreu nos últimos anos. “Nós da categoria petroleira juntos com os movimentos sociais, com outras entidades sindicais, trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade evitamos a privatização da Petrobras. Conseguimos evitar que o governo Bolsonaro fizesse com a Petrobras o que fez com a Eletrobras. Para isso acontecer fizemos greves em 2015, 2017, 2018, 2020”.

Deyvid Bacellar falou em nome da FUP

Bacellar lembrou que a paralisação de 2020 – maior greve dos últimos tempos da categoria petroleira – fez com que o Congresso Nacional questionasse as privatizações que estavam em curso pelo governo Bolsonaro. “Privatizações feitas ao arrepio da lei e da Constituição Federal brasileira. Privatizações sem processos licitatórios, debates com a sociedade e que não houve aval do Congresso Nacional, por isso privatizações ilegais e inconstitucionais”.

A solenidade também contou com a presença do diretor-executivo de Processos Industriais da Petrobras, William França; do presidente da Transpetro, Sérgio Bacci; e do presidente do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro NF), Tezeu Bezerra.

 

Lorena Vale

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100