Câmara promove exposição com peças restauradas após destruição do 8 de Janeiro

Deputado Jilmar Tatto destaca luta permanente pela democracia. Fotos: Gustavo Bezerra

A Câmara dos Deputados lançou oficialmente, nesta terça-feira (6/2), a exposição 08 de Janeiro. Nela estão as peças restauradas e destruídas após a depredação praticada por vândalos autodenominados “patriotas” que, fantasiados de verde e amarelo, atacaram as dependências do parlamento brasileiro, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto. Na solenidade de abertura, a 2ª secretária da Mesa Diretora da Câmara, deputada Maria do Rosário (PT-RS), e o secretário de Comunicação Social da Casa, deputado Jilmar Tatto (PT-SP), enalteceram o trabalho de servidores da Câmara na restauração das peças e afirmaram que a exposição permanente representará um marco da resistência democrática brasileira.

Deputada Maria do Rosário, 2ª secretária da Mesa Diretora, condenou os atos terroristas de 8 de janeiro

Atos odiosos

Após pedir uma salva de palmas dos presentes ao ato para os servidores efetivos e terceirizados da Casa envolvidos na recuperação das instalações e de peças atingidas na baderna, Maria do Rosário ressaltou a importância histórica da exposição.

“A Câmara não poderia se calar contra os atos odiosos, de características antidemocráticas e terroristas, que culminaram na depredação do prédio do Congresso Nacional, do STF e do Palácio do Planalto em 08 de janeiro de 2023. Em nome dos que já lutaram pela democracia, e pelos que ainda virão, essa legislatura realiza essa exposição valorizando o trabalho dos servidores e servidoras que restauraram objetos depredados no 8 de janeiro”, destacou.

Destruição

O deputado Jilmar Tatto ressaltou que 46 peças de presentes doados por delegações estrangeiras que visitaram a Câmara foram destruídas de forma total ou parcial no 8 de janeiro.

“Parabenizo o trabalho da equipe de restauração dessa Casa que recuperou a maioria das peças. Encontramos dificuldade para realizar este ato, o que não deveria ter existido. Infelizmente, uma parte das pessoas que fizeram isso (a depredação) tem seus representantes nessa Casa. Felizmente, não é a maioria. Por isso essa exposição será permanente, para que não esqueçamos o que ocorreu no dia 8 de Janeiro”, afirmou.

Parlamentares e servidores participaram da abertura da exposição 08 de Janeiro

CPMI do Golpe

Durante a solenidade, o deputado Rogério Correia (PT-MG) entregou a Jilmar Tatto um exemplar do relatório final da CPI do 8 de Janeiro para ser incorporado ao acervo da exposição. O parlamentar mineiro ressaltou que o relatório aponta os envolvidos com a baderna praticada nas sedes dos Três Poderes.

“Houve uma tentativa de golpe, e não um “piquenique” realizado aqui por aquelas pessoas que depredaram o Congresso Nacional, o STF e o Palácio do Planalto”, explicou.

Servidores e recuperação

Ao também destacar a importância da exposição, o Diretor-Geral da Câmara do Deputados, Celso de Barros Neto, elogiou o comprometimento e dedicação dos servidores da Câmara que trabalharam na recuperação do ataque ao legislativo.

“Quero agradecer aos servidores e servidoras pelo esforço feito em defesa da Casa e no trabalho de restauração. Estive aqui no dia 8 de Janeiro, após a destruição e vi, por exemplo, o empenho de colegas que devolveram o plenário para deliberação 24 horas após o ataque. Agradeço aos trabalhadores da Casa, da segurança, da limpeza e da imprensa e espero que isso nunca mais se repita”, disse.

Peças em exposição

Entre os objetos em exposição no Salão Verde da Câmara, encontram-se peças recuperadas total ou parcialmente. Ente as restauradas, está um vaso chinês presenteado à Câmara pelo birô político do Partido Comunista da China, durante o mandato do então presidente Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Já outra peça em exposição está incompleta. Uma réplica em metal dourado do monumento The Pearl, existente em Doha (capital do Catar), foi furtada durante a invasão dos vândalos à Câmara, sobrando apenas o estojo que envolvia a peça.

Também participaram da solenidade os deputados petistas Patrus Ananias (MG), Bohn Gass (RS), Juliana Cardoso (SP), Ana Pimentel (MG) e Fernando Mineiro (RN), além do deputado Luciano Ducci (PSB-PR) – Secretário de Participação e Mídias Digitais da Câmara.

Representando os servidores da Câmara estiveram presentes diretores do Centro de Documentação e Informação, do Centro Cultural da Câmara e da Diretoria de Comunicação e Mídias Digitais da Casa.

Obras restauradas ficarão expostas permanentemente na Câmara Federal

Assista:

Héber Carvalho

 

 

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também