Câmara promove exposição com peças restauradas após destruição do 8 de Janeiro

Deputado Jilmar Tatto destaca luta permanente pela democracia. Fotos: Gustavo Bezerra

A Câmara dos Deputados lançou oficialmente, nesta terça-feira (6/2), a exposição 08 de Janeiro. Nela estão as peças restauradas e destruídas após a depredação praticada por vândalos autodenominados “patriotas” que, fantasiados de verde e amarelo, atacaram as dependências do parlamento brasileiro, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto. Na solenidade de abertura, a 2ª secretária da Mesa Diretora da Câmara, deputada Maria do Rosário (PT-RS), e o secretário de Comunicação Social da Casa, deputado Jilmar Tatto (PT-SP), enalteceram o trabalho de servidores da Câmara na restauração das peças e afirmaram que a exposição permanente representará um marco da resistência democrática brasileira.

Deputada Maria do Rosário, 2ª secretária da Mesa Diretora, condenou os atos terroristas de 8 de janeiro

Atos odiosos

Após pedir uma salva de palmas dos presentes ao ato para os servidores efetivos e terceirizados da Casa envolvidos na recuperação das instalações e de peças atingidas na baderna, Maria do Rosário ressaltou a importância histórica da exposição.

“A Câmara não poderia se calar contra os atos odiosos, de características antidemocráticas e terroristas, que culminaram na depredação do prédio do Congresso Nacional, do STF e do Palácio do Planalto em 08 de janeiro de 2023. Em nome dos que já lutaram pela democracia, e pelos que ainda virão, essa legislatura realiza essa exposição valorizando o trabalho dos servidores e servidoras que restauraram objetos depredados no 8 de janeiro”, destacou.

Destruição

O deputado Jilmar Tatto ressaltou que 46 peças de presentes doados por delegações estrangeiras que visitaram a Câmara foram destruídas de forma total ou parcial no 8 de janeiro.

“Parabenizo o trabalho da equipe de restauração dessa Casa que recuperou a maioria das peças. Encontramos dificuldade para realizar este ato, o que não deveria ter existido. Infelizmente, uma parte das pessoas que fizeram isso (a depredação) tem seus representantes nessa Casa. Felizmente, não é a maioria. Por isso essa exposição será permanente, para que não esqueçamos o que ocorreu no dia 8 de Janeiro”, afirmou.

Parlamentares e servidores participaram da abertura da exposição 08 de Janeiro

CPMI do Golpe

Durante a solenidade, o deputado Rogério Correia (PT-MG) entregou a Jilmar Tatto um exemplar do relatório final da CPI do 8 de Janeiro para ser incorporado ao acervo da exposição. O parlamentar mineiro ressaltou que o relatório aponta os envolvidos com a baderna praticada nas sedes dos Três Poderes.

“Houve uma tentativa de golpe, e não um “piquenique” realizado aqui por aquelas pessoas que depredaram o Congresso Nacional, o STF e o Palácio do Planalto”, explicou.

Servidores e recuperação

Ao também destacar a importância da exposição, o Diretor-Geral da Câmara do Deputados, Celso de Barros Neto, elogiou o comprometimento e dedicação dos servidores da Câmara que trabalharam na recuperação do ataque ao legislativo.

“Quero agradecer aos servidores e servidoras pelo esforço feito em defesa da Casa e no trabalho de restauração. Estive aqui no dia 8 de Janeiro, após a destruição e vi, por exemplo, o empenho de colegas que devolveram o plenário para deliberação 24 horas após o ataque. Agradeço aos trabalhadores da Casa, da segurança, da limpeza e da imprensa e espero que isso nunca mais se repita”, disse.

Peças em exposição

Entre os objetos em exposição no Salão Verde da Câmara, encontram-se peças recuperadas total ou parcialmente. Ente as restauradas, está um vaso chinês presenteado à Câmara pelo birô político do Partido Comunista da China, durante o mandato do então presidente Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Já outra peça em exposição está incompleta. Uma réplica em metal dourado do monumento The Pearl, existente em Doha (capital do Catar), foi furtada durante a invasão dos vândalos à Câmara, sobrando apenas o estojo que envolvia a peça.

Também participaram da solenidade os deputados petistas Patrus Ananias (MG), Bohn Gass (RS), Juliana Cardoso (SP), Ana Pimentel (MG) e Fernando Mineiro (RN), além do deputado Luciano Ducci (PSB-PR) – Secretário de Participação e Mídias Digitais da Câmara.

Representando os servidores da Câmara estiveram presentes diretores do Centro de Documentação e Informação, do Centro Cultural da Câmara e da Diretoria de Comunicação e Mídias Digitais da Casa.

Obras restauradas ficarão expostas permanentemente na Câmara Federal

Assista:

Héber Carvalho

 

 

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100