Uma exposição vai mostrar ao público projetos arquitetônicos que marcaram a história e a política do país na nova capital. Estão previstas reformas que facilitem o acesso de portadores de necessidades especiais à Câmara, além da revitalização de espaços nobres e obras de arte.
A comissão sugeriu ainda a implantação da Loja da Câmara e a criação da calçada Athos Bulcão, em homenagem ao artista plástico responsável pelos mosaicos instalados do Salão Verde. Uma sessão solene de abertura das comemorações está prevista para a semana de 21 de abril, data em que se comemora oficialmente o aniversário da Câmara em Brasília.
A TV Câmara trará programação especial. As atividades culturais também incluem concurso de fotografia, seminários, edição especial do Plenarinho e um programa especial de visitas guiadas. Novas publicações serão lançadas, como o “Perfil Parlamentar de JK”, o “Portfolio Auto-retrato”, com fotos de autoria de servidores, cartões postais e catálogos de obras de destaque na arquitetura e urbanismo de Brasília.
“A transferência do Poder Legislativo para a nova Capital foi um marco para o país e trouxe uma visão moderna e arrojada para a política através de nomes como Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Athos Bulcão e Burle Marx. A Câmara é um exemplo vívido dessa modernidade e enaltecer essa herança é manter viva a memória do país”, afirma Marco Maia.
Assessoria parlamentar