Câmara instala CPI para investigar derramamento de óleo no litoral do Nordeste

A Câmara dos Deputados instalou nesta quarta-feira (27), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o derramamento de óleo que ocorreu no litoral do Nordeste brasileiro. Atualmente ainda não se sabe a origem do óleo que se alastra para a costa marítima do estado do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Para o deputado Carlos Veras (PT-PE), um dos integrantes da Comissão, a constituição da CPI é uma resposta ao governo de Jair Bolsonaro que até o momento não respondeu ao povo brasileiro as causas de um dos maiores desastres ambientais na costa litorânea brasileira. “Diante da inércia e da irresponsabilidade do governo Bolsonaro, a CPI é mais uma resposta da Câmara dos Deputados a esse desastre, já considerado o maior do País”, alertou.

Veras disse ainda que foi constituído uma comissão externa que irá promover audiências públicas e diligências com objetivo de encontrar resposta para esse grave problema ambiental.

“Esperamos sair daqui com as repostas que a sociedade exige e com soluções para minimizar os impactos sociais, ambientais e econômicos. Estamos muito preocupados com todas as trabalhadoras e trabalhadores atingidos. Mais do que identificar os culpados, precisamos, urgentemente, de soluções para essas pessoas”, salientou Carlos Veras.

O deputado Jorge Solla (PT-BA) questionou a não utilização do Plano Nacional de Contingência (PNC) que poderia ter sido articulado pelo ministro Ministério do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o que não ocorreu.

“Será uma oportunidade de delinearmos toda a cadeia de decisão responsável pela criminosa omissão do governo federal ao não iniciar o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Água, o PNC, quando a primeira mancha apareceu nas praias brasileiras, no dia 31 de agosto. Bolsonaro extinguiu o conselho do PNC e ficou um vazio administrativo. O desastre aconteceu e, por total descaso com o Nordeste, o governo preferiu fazer de conta que não era com ele. Mas alguém vai ter que pagar na Justiça pelos crimes cometidos”, enfatizou Solla.

O deputado Herculano Passos (MDB-SP) foi eleito presidente do colegiado, que indicou o deputado João H. Campos (PSB-PE) para a relatoria.

Os membros titulares do PT no colegiado são Joseildo Ramos (BA), Carlos Veras e João Daniel (SE). Os suplentes são Jorge Solla, Afonso Florence (BA) e Rejane Dias (PI).

Nova reunião da CPI está marcada para esta quinta-feira (28), a partir das 9h.

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100