Foi aberta nesta quarta-feira (25), no Hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados, a exposição “Mãos que falam”, composta por fotos produzidas por pessoas surdas. A iniciativa é da entidade Surdofoto e de parlamentares atuantes em direitos humanos e tem o objetivo de dar visibilidade ao Dia Nacional dos Surdos, comemorado a cada 26 de setembro.
Para a deputada Erika Kokay (PT-DF), o material expressa a capacidade dos surdos não apenas de produzir arte, mas também de exercerem os seus direitos de cidadania. “Quando estas pessoas surdas produzem estas fotos e realizam uma exposição, elas estão desconstruindo o preconceito e a discriminação”, disse Erika.
A deputada Luci Choinacki (PT-SC) destacou a sensibilidade dos fotógrafos surdos. “Muitas pessoas escutam perfeitamente, mas têm os ouvidos fechados para escutar o sofrimento de quem mais precisa”, afirmou Luci.
A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) também participou da solenidade e elogiou o trabalho da Surdofoto e dos autores da exposição.
Rogério Tomaz Jr.
Foto: Gustavo Bezerra