A Câmara dos Deputados realizou sessão solene na segunda-feira (4), em homenagem aos 69 anos da extensão rural brasileira. A data é comemorada no dia 6 de dezembro, em que é lembrada a importância de se promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida da população rural. A solenidade contou com a presença de representantes do setor.
A deputada Erika Kokay (PT-DF) lembrou a importância da extensão rural como um serviço estratégico para o desenvolvimento da agricultura brasileira. “Os extensores rurais estão ao lado do agricultor todos os dias em que são esquecidos pelo Estado. Esses profissionais mudam a vida da comunidade rural, agregam conhecimento tecnológico e estimulam o desenvolvimento agrário”, afirmou.
Cleison Medas, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil (FAZER), explicou a importância da valorização dos profissionais extensionistas na agricultura brasileira.
“Esses agentes de desenvolvimento prestam serviços de assistência técnica e extensão rural e são responsáveis por levar políticas públicas aos municípios. Eles contribuem, junto com os agricultores, em cerca de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros”, explicou.
Layla Andrade