Na próxima terça-feira (18), a Comissão de Educação e a Mesa Diretora da Câmara entregam o prêmio Darcy Ribeiro de Educação. Anualmente, são reconhecidas três pessoas ou entidades que se destacaram na defesa e na promoção da educação no Brasil. A solenidade ocorre às 16 h, no Salão Nobre.
Este ano recebem a comenda o ex-deputado Carlos Augusto Abicalil, indicado pelo deputado Ságuas Moraes (PT-MT); a professora Eliza Flora Muniz, indicada pelo deputado Pedro Fernandes (PTB-MA); e o professor Luis Antônio Marcuschi, indicado pelo deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE).
Para a indicação dos candidatos, os deputados avaliam critérios como originalidade, abrangência, caráter exemplar e inovação das ações desenvolvidas. As mesmas categorias são utilizadas pela Comissão de Educação para a escolha dos vencedores.
A indicação dos concorrentes pode ser feita por qualquer parlamentar até o dia 30 de maio de cada ano. A inscrição, junto à Comissão de Educação, deve ser acompanhada de relato sintetizado da ação educativa desenvolvida, com informações que comprovem a adequação do indicado à premiação. Os premiados são escolhidos até o último dia de setembro em sessão especial da Comissão.
Abicalil– Carlos Augusto Abicalil é ex-deputado federal, graduado em Filosofia, História e Sociologia, pós-graduado em História Contemporânea e Mestre em Educação – Gestão Políticas pela Universidade de Brasília (UnB). Referência na área educacional e social, foi representante de base do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso. O ex-parlamentar integra também o Comitê Executivo Mundial da “Internacional da Educação” e preside o Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso. Quando deputado, foi presidente da Comissão de Educação e Cultura em 2005.
O Prêmio Darcy Ribeiro foi criado pela Resolução 30/98, e regulamentado pelo Ato da Mesa 31/00, como forma de também homenagear o antropólogo e educador brasileiro Darcy Ribeiro.
Agência Câmara