Câmara eleva carreiras da Polícia Civil do DF e aprova outros projetos

plenario

O plenário da Câmara aprovou nesta quinta-feira (16) três projetos de lei (PL). O primeiro é o (PL 8078/14, do Executivo, que transforma todas as carreiras de Polícia Civil do Distrito Federal (DF) em carreiras de nível superior: perito criminal, perito médico-legista, agente de polícia de custódia, escrivão de polícia, papiloscopista  policial e agente penitenciário.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) elogiou a aprovação. “Estamos apenas fazendo justiça, porque o ingresso já é por nível superior e não tem sentido a atribuição não ser de nível superior. Fortalecer a polícia é fortalecer a sociedade”, disse a parlamentar petista.

O outro projeto aprovado foi o PL 1163/15, que prevê a possibilidade de curatela compartilhada para pessoas maiores de 18 anos com deficiência física grave ou deficiência mental. Pelo texto aprovado, a curatela compartilhada seguirá os mesmos parâmetros da guarda compartilhada, ou seja, os curadores vão dividir a responsabilidade pelos cuidados com o maior de idade que necessita de cuidados especiais. A curatela é um instrumento que pretende proteger pessoas maiores de 18 anos portadores de enfermidade, deficiência mental, ou outro motivo que a impeça de exprimir livremente sua vontade.

O terceiro projeto aprovado hoje pelos deputados é o PL 6234/13, do Superior Tribunal de Justiça, que cria uma vara federal no Estado do Mato Grosso.

As três propostas aprovadas pelo plenário da Câmara seguem para apreciação do Senado Federal.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também