Câmara dos Deputados promove Sessão Solene em alusão ao Dia da Consciência Negra

Bancada Negra foi constituída em novembro de 2023, na Câmara Federal. Foto: Luz Dorneles/Divulgação-Arquivo

A iniciativa é de parlamentares do PT na Câmara, como Reginete Bispo, Dandara e Vicentinho. 

Neste ano, o Brasil instituiu, pela primeira vez, o feriado nacional do Dia da Consciência Negra. A data marca o dia da morte de Zumbi dos Palmares, símbolo de resistência e luta do movimento negro brasileiro. O feriado foi garantido pela Lei 14.759/23 – de iniciativa da Bancada Negra, criada em 2023, na Câmara Federal. Para celebrar essa grande conquista, parlamentares negros do PT vão promover uma Sessão Solene em alusão ao Novembro Negro e ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de Novembro. A sessão solene será realizada nesta sexta-feira (29/11), às 9 horas, no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados.

“A criação do Dia da Consciência Negra como feriado nacional é o reconhecimento tardio da força e da resistência afro-brasileiras pelo direito de existir em liberdade. Podemos dizer que a partir da criação do feriado temos um Brasil que se reconcilia com a sua própria história e avança no direito à memória, à justiça e à reparação para o povo negro. Por isso vai ser tão importante celebrar essa data nesta sessão solene. 20 de novembro é o dia em que um homem negro foi morto, mas também quando todo um povo renasceu”, explica a deputada Dandara (PT-MG).

Leia Mais: Celebrar o Dia da Consciência Negra é reconhecer a presença e a importância do povo negro, afirma Reginete Bispo

Participam da sessão solene representantes do movimento negro, lideranças sociais e parlamentares.

Convidados:

– Sra. Naiara Oliveira – Filha de Oliveira Silveira (fala à distância)

– Sra. Eliete Paraguassu Silveira (fala à distância), vereadora eleita em Salvador, quilombola e marisqueira, é referência na resistência em defesa dos mares e da população pescadora e extrativista.

– Sra. Fernanda, do Nascimento Thomaz (Coordenadora-Geral da Memória e Verdade da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Pessoas Escravizadas – Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania)

– Sra. Iara Bento/ São Paulo (Coordenadora SOS Racismo Alesp)

– Sr. Gabriel Siqueira – Diretor da FAFERJ, Vice-presidente do Conselho Municipal de Favelas. Capoeirista do Grupo Senzala, coordenador e fundador da Ação Negra, Secretário Geral do PSOL – RJ e doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ.

– Professora Lydia Garcia – Integrante da Marcha Mulheres Negras /DF; pioneira no ensino de música em Brasília, professora de história da música, pedagogia musical, acústica e canto coral.

– Sra. Dora Barreto ou Mãe Dora de Oyá –  é yalorixá, professora musical e fundadora do projeto ABC Musical. Foi agraciada com o Prêmio Paulo Freire de Educador Social em 2019, é diretora-geral do afoxé (conjunto musical) Ogum Pa e fundadora, com filhas de santo, da marca Fios Ancestrais, voltada a roupas de candomblé e umbanda.

 

Assessoria de Comunicação da deputada Dandara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100