Câmara discute em comissão geral nesta terça-feira políticas públicas de apoio a vítimas de Covid-19

Vítimas da Covid - Foto: Roque de Sá-Agência Senado

A Câmara dos Deputados realiza comissão geral na terça-feira (19) para debater políticas públicas em apoio e defesa dos direitos das vítimas de Covid-19. O evento está marcado para as 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães. O debate é uma iniciativa do deputado Pedro Uczai (PT-SC), coordenador do Conselho Estratégico Social da Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19em parceria com outros 15 parlamentares de diversos partidos (PDT, PCdoB, PSB, Psol, PSD, Podemos, PSDB e MDB).

Os parlamentares pretendem discutir políticas públicas de saúde, assistência, Previdência Social, memória, verdade, Justiça e educação necessárias à efetivação de direitos das vítimas da pandemia.

A Comissão Geral faz parte da Semana Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19, iniciada neste domingo (17), com ato virtual solene com homenagem de representantes e integrantes de diversos grupos religiosos às 600 mil pessoas falecidas, organizado pela Associação Nacional Vida e Justiça em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid.

Nesta segunda-feira (18), às 16h, prestarão depoimento na CPI da Covid do Senado Federal pessoas que perderam entes queridos para a pandemia. Participarão convidados representando as cinco do País.

Durante a semana, acontece também a Série de Debates em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19, que tem como primeiro tema o Direito Humano à Vacinação, hoje (18), com mesas às 10h30, 14h30 e 19h. Os debates contarão com a participação de vítimas da Covid-19, familiares, especialistas em Saúde Pública e movimentos para fazer o balanço da vacinação nessa pandemia, atos e omissões do governo federal.

Serão analisadas também as perspectivas do Programa Nacional de Imunização diante das campanhas anti-vacinas e fake news, além do parque científico, tecnológico e industrial da Saúde, para sermos autossuficientes na produção de vacinas para o nosso povo.

A mesa de abertura terá a mediação da coordenadora nacional da Vida e Justiça, a sanitarista e presidenta do Cebes, Lúcia Souto. Participarão das mesas Armando de Negri Filho, Gonzalo Vecina, Artur Custódio, Claudia Travassos, Arthur Chioro, Carlos Gadelha (Fiocruz), Patrícia Clissa (Butantan), Debora Melecchi, Rosangela Dornelles, Pedro Hallal, Mellanie Fontes Dutra, Bruno Pedralva, além de testemunhos de vítimas, órfãos e familiares.

A programação da Semana Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19 segue até o dia 23. Acompanhe nas mídias digitais da Associação Vida e Justiça.

Confira a íntegra da programação:

Dia 19 – terça-feira: Ato Inter-Religioso pelas 600 mil pessoas falecidas em Brasília

Dia 20 – quarta-feira: Campanha Nacional em Solidariedade aos Órfãos da Covid

Dia 21 – quinta-feira: Seminário das Pessoas com Deficiência, Doenças Raras e Vítimas Indiretas da Pandemia / A experiência argentina da taxação dos super-ricos para financiar as políticas públicas para as vítimas da Covid

Dia 22 – sexta-feira: Seminário Nacional da Memória

Dia 23 – sábado: Ato de encerramento – lançamento da Carta em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid

 

Histórico

A Associação Brasileira Vida e Justiça em apoio às vítimas do Covid foi fundada em maio de 2021, após plenárias nacionais realizadas por iniciativa de parlamentares, sob coordenação do deputado Pedro Uczai, com movimentos sociais, redes de entidades de direitos humanos, de saúde, de ciência e tecnologia, de religiosos, entre outras.

A entidade tem que tem como finalidade promover aliança estratégica entre vítimas da Covid, seus familiares e entidades da sociedade civil e movimentos que vêm confrontando a política do governo federal na pandemia,

A Associação tem uma coordenação nacional colegiada de 13 membros, e se organiza em seccionais já implantadas em 10 estados. Outros 7 estados estão em processo de articulação para consolidação até este mês de outubro.

 

Redação do PT na Câmara, com a Associação Brasileira Vida e Justiça em apoio às vítimas do Covid

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também