Câmara debate MP que pode privatizar saneamento básico, na próxima terça-feira

Os desafios da universalização do acesso aos serviços de saneamento básico e a MPV 868/2018 é tema do seminário nacional que acontece na Câmara dos Deputados na próxima terça-feira (21), no auditório Nereu Ramos. A iniciativa é das comissões de Direitos Humanos, Desenvolvimento Urbano, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, e Legislação Participativa.

As Comissões realizam ainda seminário regionais simultaneamente em quatro capitais do País: Manaus, Salvador, Florianópolis e Rio de Janeiro para debater a temática. Os encontros regionais ocorrem na segunda-feira (20).

A proposta encaminhada pelo governo golpista de Michel Temer desestrutura o marco legal do saneamento brasileiro ao propor mudanças na prestação de serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e de águas pluviais para toda a população brasileira. O texto altera entre outros, princípios fundamentais como universalização e controle social; procedimentos relacionados ao exercício da titularidade; e altera critérios para a obrigatoriedade do licenciamento ambiental.

“A oferta de água potável de qualidade e o esgotamento sanitário afetam diretamente na melhoria dos indicadores de saúde da população, sobretudo dos mais pobres. O Estado não pode se eximir desta responsabilidade sob pena de prejuízos imensos para a saúde pública de forma geral”, alertou o presidente da CDHM, deputado Helder Salomão (PT-ES).

Regionalização

Responsável pela condução do debate em Manaus (AM), o deputado José Ricardo (PT-AM) destaca a importância de regionalizar e ampliar essa discussão. “É preciso regionalizar esse debate para que mais pessoas possam contribuir com essa proposta, resultando em alterações positivas e que não prejudiquem a população brasileira”, argumentou.

O deputado chamou atenção para pontos na medida provisória que favorecem empresas em prejuízo daqueles que mais precisam. “Essa MP altera algumas questões, como o favorecimento para algumas empresas que prestam o serviço no processo de privatização, o que dificultará o acesso a esses serviços, pois há elevação do custo da tarifa, obrigando a população a pagar caro por um serviço de má qualidade, aumentando a lucratividade das empresas”, criticou José Ricardo.

Já o seminário na Bahia está sendo coordenado pelo deputado Joseildo Ramos (PT-BA), autor do requerimento que permitiu a realização dos seminários na mesma data, por todo o País. “A MP 868 permite e induz a privatização do serviço de saneamento, e os mais prejudicados com isso serão as populações menos favorecidas e das regiões mais pobres. Por isso, não poderíamos deixar de ouvir os especialistas e discutir a proposta com o povo, que é o maior interessado no assunto”, afirmou o parlamentar.

Benildes Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex