Câmara aprova urgência para projeto que torna o Dia da Consciência Negra feriado nacional

Deputada Reginete Bispo (PT-RS) é a relatora do projeto - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Na semana em que se comemora o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de Novembro), o plenário da Câmara aprovou hoje (21) o regime de urgência para a tramitação do projeto de lei (PL 3268/21), do Senado, que declara a data feriado nacional. “O Dia da Consciência Negra já é uma data no calendário nacional, desde 2011, mas é uma data secundária, de segunda classe. O Congresso Nacional, naquela época, julgou que o dia não merecia ser levado ao patamar de feriado nacional. Agora temos a oportunidade de fazer essa correção e estabelecer o Dia Nacional da Consciência Negra como feriado nacional em todo o País”, defendeu a deputada Reginete Bispo (PT-RS), relatora do projeto.

Deputada Dandara – Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A parlamentar argumentou que a população negra experimentou o sofrimento terrível da escravidão por mais de 350 anos no Brasil, desde a chegada dos primeiros africanos, em 1538, até a promulgação da Lei Áurea. “Em que pese a lei de 13 de maio de 1988, a liberdade substancial dos negros no Brasil, a liberdade que se traduz no efetivo exercício de seus direitos, inclusive direito à memória, ainda não existe plenamente entre nós”, lamentou. Ela citou dados que mostram que os negros têm menos acesso à educação, são vítimas mais frequentes de violência, têm condições materiais inferiores e têm menos espaço no terreno político, econômico e social.

“O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra pode tornar-se um passo importante na direção do reconhecimento e do fortalecimento do nosso País, da democracia e, sobretudo, da economia, da desigualdade tão brutal que assola o Brasil”, afirmou Reginete.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) relembrou que foi dela o primeiro projeto propondo que fosse feriado nacional o Dia de Zumbi dos Palmares. “Fiz a proposição exatamente quando Zumbi dos Palmares foi reconhecido como herói da Pátria brasileira e não dos negros. E por que isso? Porque nós temos tantos outros que fizeram revoluções, que lideraram grandes momentos do processo escravocrata para a independência e a extinção da escravidão. No entanto, nós não temos um dia nacional colocado como feriado para nenhum desses negros que lutaram contra a escravidão e puderam demonstrar que o Brasil pode ter uma convivência de negros, de brancos e de indígenas. Assim foi Zumbi dos Palmares”, argumentou.

Sonho

Tramita apensado ao projeto  o  PL 296/2015, do deputado Valmir Assunção (PT-BA). Assim que a urgência foi aprovado, o parlamentar usou  a sua rede social para comemorar o avanço. “Há oito anos o nosso mandato luta na Câmara Federal pela nacionalização do feriado do 20 de novembro. Hoje vemos o nosso sonho ganhar urgência. O PL 296/2015 foi apensado ao projeto de igual teor que veio do Senado Federal. Ou seja, ganhamos celeridade para a aprovação e sanção”, afirmou.

Bancada Negra

Deputada Jack Rocha – Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A deputada Jack Rocha (PT-ES) destacou a importância de, neste momento, 122 deputados e deputadas que se autodeclaram pretos e pardos e da Casa ter aprovado a criação da Bancada Negra. “É um gesto de respeito com a nossa história, é um gesto de respeito com a nossa ancestralidade e com o passado de mais de 300 anos de escravidão.  Portanto, orientamos sim à urgência, orientamos sim por uma consciência negra porque sabemos que Zumbi, Dandara e tantos outros heróis e heroínas, negros e negras se sacrificaram pela democracia, pelo direito à voz, pelo direito à visibilidade e, principalmente, para que nós estivéssemos aqui hoje fazendo avançar um Brasil que se esperança através do combate ao racismo e a favor da democracia e da equidade”.

Racismo é uma mazela

Deputada Dandara – Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

“O que nós estamos reivindicando aqui hoje é que o 20 de Novembro seja feriado nacional. Um país que teve quase 400 anos de escravidão e que agora tem pouco mais de 100 anos de falsa abolição não pode negar que o racismo é uma mazela que organiza e estrutura as relações desiguais desta sociedade”, afirmou a deputada Dandara (PT-MG), ao defender a aprovação da urgência para o projeto.

Na avaliação da parlamentar mineira é preciso avançar na consciência negra. “A partir do momento em que nós nos entendemos enquanto País desigual, em que nós entendemos que é preciso superar a desigualdade, a opressão, e o preconceito, nós desenvolvemos o Brasil, fortalecemos a democracia, fortalecemos o desenvolvimento nacional”, completou.

 

Outras urgências

Na mesma sessão os parlamentares aprovaram também o regime de urgência para mais cinco proposições. São elas: PLP 519/18, que regulamenta a atuação das cooperativas de seguros e das entidades de autogestão de planos de seguro patrimonial; PLP 175/23, que permite aos estados e municípios reprogramarem para outras ações de saúde, até dezembro de 2024, recursos recebidos para combater a Covid-19; PL 4562/23, que denomina “Rodovia Maguito Vilela” o trecho da rodovia BR-158 compreendido entre os municípios de Jataí e Aragarças (GO); PL 5442/20, que permite o uso de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil para pagar desapropriações de áreas destinadas a ampliações da infraestrutura aeroportuária e aeronáutica civil; e PL 5122/23, que autoriza liquidação, anistia, renegociação e concessão de descontos em dívidas do Pronaf contratadas até 31 de dezembro de 2020.

 

Vânia Rodrigues

 

 

 

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex