Câmara aprova MP sobre uso de imóveis habitacionais da União nas Olimpíadas

plenario17 9

O plenário da Câmara aprovou nesta quinta-feira (17) a Medida Provisória (MP 679/15) que permite o uso de imóveis habitacionais da União nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. A permissão inclui os conjuntos do Programa Minha Casa, Minha Vida e, segundo o governo, a ideia é garantir hospedagem para árbitros, jornalistas e demais pessoas que vão atuar nos Jogos que acontecem no Rio de Janeiro. A medida segue para análise do Senado.

A MP aprovada trata ainda da concessão de visto a turistas nas Olimpíadas de 2016 e de medidas para garantir o fornecimento de energia elétrica nas áreas relacionadas aos Jogos Olímpicos do Rio. O presidente da comissão mista que analisou a medida foi o deputado Alessandro Molon (PT-RJ) e o relator-revisor foi o deputado Ságuas Moraes (PT-MT).

Urgência – O plenário aprovou também a urgência para a tramitação do projeto de lei complementar (PLP 124/15) que trata da aposentadoria compulsória aos 75 anos. O limite de idade da aposentadoria foi ampliado com a aprovação da PEC da Aposentadoria Especial (PEC 457/05), também chamada de PEC da Bengala. A proposta deu origem à Emenda Constitucional 88/15.

A proposta do Senado aplica a aposentadoria compulsória aos 75 anos aos servidores efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; aos integrantes do Poder Judiciário, do Ministério Público e das Defensorias Públicas; e aos ministros de tribunais e dos conselhos de Contas.

O deputado Wadih Damous (PT-RJ) criticou a urgência. “Nada explica o pedido de urgência, apenas o fato de ser uma medida que mexe com a estrutura do Poder Judiciário”, ressaltou. Com a regulamentação, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e de outras cortes ganham mais tempo de mandato. A presidente da República poderá perder a prerrogativa de indicar novos ministros.

Acordo – Foi aprovado ainda pelos deputados o projeto de decreto legislativo (PDC 6/15), que trata do acordo de livre comércio entre Mercosul e o Egito. O acordo internacional apresenta cinco categorias de redução tarifária, a serem aplicadas de acordo com a vigência do acordo. O projeto será agora apreciado pelo Senado.

Gizele Benitz

Foto: Maryanna Oliveira

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex