Câmara aprova MP que estimula mercado de créditos de carbono na gestão de florestas; PT votou a favor

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (30) a medida provisória (MP 1151/22), que permite aos concessionários de gestão de florestas públicas aproveitarem créditos de carbono por manter a floresta em pé. O deputado Nilto Tatto (PT-SP), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, ao defender a aprovação da matéria, afirmou que para enfrentar o desmatamento, em especial, na Amazônia, só com comando e controle, não funciona. “Foi nesta perspectiva que, ainda lá no primeiro governo Lula, criou-se a Política de Gestão Florestal, com a possibilidade de fazer a concessão”.

O parlamentar explicou que a concessão, naquele período em que tinha o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) funcionando, conseguiu controlar o desmatamento. “A concessão ajudou como uma ferramenta a mais, fazendo com que tivéssemos, no período dos governos do PT, a maior diminuição de emissões de gases de efeito estufa desde que o mundo discute o enfrentamento da crise climática”, afirmou.

Por isto, continuou Nilto Tatto, temos agora esta medida provisória. “Quero parabenizar o relator, deputado Zé Vitor (PL-MG), que se ateve a criar mais instrumentos econômicos nesta perspectiva de usar a concessão florestal — e aí, agora, entrando nesta nova economia do debate do carbono — como uma perspectiva de uma política positiva dentro desta estratégia de darmos viabilidade econômica para a concessão, explorá-la economicamente de forma sustentável e, ao mesmo tempo, fortalecer este instrumento para enfrentarmos o desmatamento ilegal e o crime que campeia e campeava, em especial, no governo anterior”.

Nilto Tatto reiterou a importância da aprovação da MP, afirmando que ela avança nos mecanismos que o País precisamos para enfrentar a crise climática. “O desmatamento agrava, aumenta cada vez mais essa crise”, lamentou.

Texto aprovado

Segundo o texto, que ainda será apreciado pelo Senado, também poderão ser incluídas na concessão a exploração de produtos e de serviços florestais não madeireiros, como serviços ambientais e acesso ao patrimônio genético ou conhecimento tradicional associado para fins de conservação, de pesquisa, de desenvolvimento e de bioprospecção.

MP 1152

Na mesma sessão, os parlamentares aprovaram também a medida provisória (MP 1152/22), que muda regras para fixação de preços usados em transações entre empresas relacionadas a fim de adequar as normas nacionais às praticadas pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e evitar práticas destinadas a diminuir o pagamento de tributos. O texto segue para apreciação do Senado.

 

Vânia Rodrigues

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100