A Comissão de Constituição e Justiça aprovou nesta quarta-feira (17) o Projeto de Lei (PL 2204/11), do Executivo, que cria a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), por desmembramento da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A nova instituição terá sede no município de Barreiras. A proposta seguirá para o Senado, caso não haja recurso para sua análise pelo plenário.
Na universidade do oeste baiano serão oferecidos 35 cursos de graduação. A expectativa é atender a 7.930 estudantes. Inicialmente, a UFOB contará com quatro campi nos municípios de Barra, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria de Vitória e Luís Eduardo Magalhães.
Na avaliação do deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), integrante da CCJ, a criação da Universidade do Oeste da Bahia faz parte do programa de nacionalização da soberania, onde o conhecimento é o transformador da realidade, iniciado no governo Lula. “Até o início do governo Lula, a Bahia contava com apenas uma universidade federal e um campi de agronomia. Agora o estado contará com seis universidades, um avanço significativo”, comemorou.
Com a nova instituição, será necessária a criação de 765 cargos públicos efetivos, além de outros cargos de direção e funções gratificadas, que terão um impacto orçamentário estimado em R$ 9,67 milhões no exercício de 2013.
Vânia Rodrigues