Câmara aprova constitucionalização do piso salarial da enfermagem; PT votou a favor

Em maio, líder Reginaldo participou de ato em defesa do piso da Enfermagem. Foto: Lula Marques/Arquivo

Com o voto da Bancada do PT, a Câmara aprovou na noite desta quarta-feira (13), em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC 11) que constitucionaliza o piso salarial da enfermagem, criado pelo PL 2564/20, de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES). O líder do PT, deputado Reginaldo Lopes (MG) afirmou que a PEC faz justiça a uma categoria importante para o Sistema Único de Saúde e para o povo brasileiro. “É o reconhecimento a quem no dia a dia cuida da nossa gente”, afirmou. O texto segue para promulgação.

Na avaliação do líder, a Câmara acerta quando constitucionaliza o piso da enfermagem, assim como acertou quando aprovou o projeto instituindo esse piso. “Hoje estamos consolidando esse piso para evitar que o presidente Bolsonaro, que nunca teve empatia com a saúde do povo brasileiro, com os profissionais da saúde e nem sequer fez um agradecimento público no enfrentamento à pandemia vete o piso”, completou.

O líder da Minoria na Câmara, deputado Alencar Santana Braga (PT-SP), enfatizou que os partidos da Oposição, unidos, sempre apoiaram a luta da enfermagem e trabalharam para a aprovação do piso nacional da categoria. “Essa aprovação da PEC 11 é uma vitória expressiva da enfermagem brasileira, profissionais que cuidam das pessoas, que salvam vidas”, afirmou.

Noite de vitória

O deputado Carlos Veras (PT-PE) ao defender a aprovação do texto, afirmou que era uma noite de vitória para a categoria que há muitos anos lutava por esse piso. “Hoje esse Parlamento reconhece o valor e a importância dessa categoria. Era inaceitável uma auxiliar de enfermagem em alguns lugares receber menos que um salário mínimo”, afirmou.

Carlos Veras disse ainda que era fundamental aprovar a PEC 11 para  impedir que o presidente Bolsonaro “o mãos de tesoura”, cortasse, vetasse o piso nacional da enfermagem.

A PEC 11, também de autoria do Senado, determina que uma lei federal instituirá pisos salariais profissionais nacionais para o enfermeiro, o técnico de enfermagem, o auxiliar de enfermagem e a parteira, a serem observados por pessoas jurídicas de direito público e de direito privado. É exatamente isso que está instituído pelo PL 2564, já aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Pela proposta, o piso mínimo inicial para enfermeiros será de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente por serviços de saúde públicos e privados. Em relação à remuneração mínima dos demais profissionais, o texto fixa 70% do piso nacional dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

 

Vânia Rodrigues

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100