Câmara aprova, com voto do PT, projetos que prioriza oxigênio para hospitais e libera uso alternativo do transporte escolar

A Câmara aprovou nesta terça-feira (30) o projeto de lei (PL1077/21), que determina aos fornecedores de oxigênio priorizarem o atendimento integral da demanda da rede hospitalar pública ou privada durante a pandemia de Covid-19. Ao encaminhar o voto favorável da Bancada do PT, o deputado Paulo Teixeira (SP) afirmou que a prioridade nesse momento é salvar vidas, e que o oxigênio medicinal é um insumo fundamental nessa luta. Ele citou que o Partido dos Trabalhadores tem, inclusive ação na Justiça pedindo a reabertura, em caráter de urgência, da Fafen-PR, para a produção do oxigênio hospitalar. A ADPF 756 é assinada pelo deputado Paulo Teixeira, pela presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), e pelo jurista Eugênio Aragão, ex-ministro da Justiça.

O deputado citou ainda que tramita na Câmara projeto de lei (PL 1029/21), de autoria do líder da Bancada, deputado Bohn Gass (RS), e da deputada Gleisi, que autoriza a dispensa de licitação para a aquisição, pela União, do oxigênio hospitalar produzido pela Fafen-PR.

Isenção de Multa

O projeto, de autoria da deputada Dra. Soraya Manato (PSL-ES), foi aprovado na forma do substitutivo do relator, deputado Sanderson (PSL-RS), e também isenta as empresas de pagarem multa contratual se deixarem de fornecer oxigênio a outros compradores ao priorizar o abastecimento da rede hospitalar.

A isenção vale ainda para outras penalidades ou ações de perdas e danos, já que o substitutivo considera a situação uma conduta que exclui a empresa de responsabilidade civil por motivo fortuito ou de força maior.

A prioridade valerá durante a vigência da declaração de situação de emergência de saúde pública feita pelo Ministério da Saúde em fevereiro de 2020. O texto ainda será apreciado pelo Senado.

Transporte Escolar

O plenário aprovou também o projeto de lei (PL 2529/20), da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) e outros, que autoriza estados, municípios e Distrito Federal a utilizarem os veículos de transporte escolar como transporte alternativo de profissionais da saúde e de pessoas que necessitarem de atendimento médico. A medida valerá enquanto as aulas presenciais estiverem suspensas durante o período da pandemia de Covid-19. A proposta ainda precisa ser apreciada pelo Senado.

Ao encaminhar o voto favorável do PT, o deputado Paulo Teixeira argumentou que a medida era meritória, tendo em vista que hoje o sistema de saúde está congestionado. “Poder disponibilizar os veículos da área de educação, que neste momento não tem aula presencial, para atender a área de saúde é de grande relevância e vai ajudar salvar vidas”, afirmou.

O projeto foi aprovado na forma do substitutivo do deputado Dr. Zacharias Calil (DEM-GO), que alterou a proposta original definindo que os custos serão suportados por esses entes federados no âmbito do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate). O PL previa o pagamento com recursos dos fundos de saúde.

O texto determina ainda que o transporte deverá observar protocolos de segurança sanitária, seguindo, no mínimo, o distanciamento na acomodação dos passageiros e o uso de máscara individual e de álcool 70% ao entrar nos veículos e ao sair deles.

Vânia Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100