Após 12 anos de interrupção o Brasil volta a produzir insulina. O anúncio foi feito nesta terça-feira (16) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante cerimônia em Nova Lima (MG), onde será construída uma fábrica da Biomm Technology, empresa que produzirá a insulina.
A produção nacional foi interrompida em 2001, ao final do segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), quando a empresa que fornecia ao SUS, a Biobrás, foi vendida a um grupo multinacional.
Segundo Padilha, a parceria permitirá ao Brasil conquistar autonomia tecnológica para acabar com dificuldades no abastecimento do medicamento e com a vulnerabilidade em relação a flutuações de preços no mercado internacional.
O ministro ressaltou a “segurança para os pacientes” de diabetes. “Quando o mercado só tem três países detendo a produção, a oferta de insulina fica permanentemente sob pressão. Temos que correr atrás disso, incentivar a inovação e garantir o direito à cidadania”, afirmou Padilha.
O deputado Nazareno Fonteles (PT-PI) considerou a medida como um incentivo para a produção de medicamentos no Brasil. “É motivo de orgulho e satisfação porque certamente vai reduzir custos e contribuir para o Brasil avançar dentro do campo da biotecnologia, muito disputada no mundo”, disse o deputado.
Dados do Ministério da Saúde estimam que há 10 milhões de diabéticos no país. O ministro afirmou que em 2012 houve uma diminuição expressiva de número de internações pela doença, graças ao maior acesso aos medicamentos indicados e às orientações médicas. No mesmo ano, cerca de 145 mil frascos de insulina foram utilizados para tratamento de pacientes pelo SUS.
Jonas Tolocka com agências
Links: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2013/04/16/producao-nacional-de-insulina-sera-retomada