Brasil tem 2ª menor taxa de mortalidade pela gripe A entre 15 países

O Ministério da Saúde divulgou nesta semana dados do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças que revelam que o Brasil tem a segunda menor taxa de mortalidade entre os 15 países com o maior número absoluto de mortes pela gripe A (H1N1). Com 192 registros notificados, até quarta-feira (12) o país apresenta uma taxa de 0,09 óbito em cada grupo de 100 mil habitantes, maior apenas que a registrada pelo Reino Unido – 40 mortes e índice de 0,06 por 100 mil.

Países vizinhos, Argentina (0,83) e Uruguai (0,65) têm as maiores taxas, seguidos de Costa Rica (0,61), Chile (0,57) e Austrália (0,46). Em todo o mundo, foram notificados, até esta data, 1.882 óbitos em 48 países.

A deputada Cida Diogo (PT-RJ) avaliou que os números mostram que no Brasil a gripe A não teve o mesmo efeito nefasto ocorrido em outros países, como o México, onde começou a pandemia da doença e que chegou a registra 142 mortes em um único dia. “Significa que estão dando certo as medidas tomadas pelo governo para conter o avanço da pandemia. E nós precisamos de tempo porque essa nova gripe tem um ritmo próprio e o mundo ainda não conhece a sua capacidade de contaminação e do seu potencial de virulência”, afirmou.

Cida Diogo lembrou que em três semanas acaba o inverno no Brasil. “Certamente isso ajudará a reduzir o número de casos da gripe A, uma vez que o vírus não sobrevive em temperaturas quentes. “Com as medidas corretas que estão sendo tomadas pelos governos federal, estaduais e municipais e com a fabricação da vacina a partir do próximo mês, certamente chegaremos no inverno de 2010 com a taxa de mortalidade ainda menor, pois a população estará imunizada”, ressaltou a deputada.

Para o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), o grande mérito do governo brasileiro na questão da gripe A foi ter agido com rapidez para retardar a chegada do vírus no País. “A ação foi decisiva pois os primeiros casos foram registrados já na metade do inverno. Com a chegada de uma estação mais quente, a tendência é reduzir a propagação do vírus”, acrescentou.

A política de prevenção adotada rapidamente pelo governo brasileiro, de acordo com o deputado Dr. Rosinha (PT-PR), foi fundamental garantir a baixa taxa de mortalidade. “O Ministério da Saúde já estava orientando e adotando medidas preventivas antes mesmo de o Brasil registrar o seu primeiro caso da gripe A”, lembrou Dr. Rosinha.

Vânia Rodrigues, com informações do Site do Ministério da Saúde

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100