Brasil se aproxima de 11,5 milhões de casos de Covid, com 278 mil mortes: É um genocídio, denuncia Jorge Solla

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) informou, neste domingo (14), a confirmação de 1.138 novos óbitos em decorrência da Covid-19. Nas últimas 24 horas, 44.435 pessoas testaram positivo para a doença. Desde 12 março de 2020, quando a primeira pessoa morreu por Covid no Brasil, 278.229 mortes foram registradas e 11.483.370 pessoas contraíram a doença em território nacional.

“É um genocídio”, afirmou o deputado Jorge Solla (PT-BA), que também é médico. Na sua avaliação, o Brasil vive o drama que, ao que tudo indica, nos acompanhará ao longo do ano: o de sermos, entre as grandes nações, a mais atrasada do planeta na cobertura vacinal. “Temos em dois meses apenas 4,5% da população vacinada”, criticou.

Para Jorge Solla, o governo Bolsonaro luta a favor do vírus, “para que ele mate mais”. “Temos um presidente que negou a gravidade da doença e fez apologia à volta a uma normalidade, estimulou e participou pelo País de diversas aglomerações, além de boicotar até mesmo o uso de máscaras”, apontou.

O parlamentar destacou ainda as políticas públicas adotas ao redor do mundo. “A grande maioria dos países iniciou a vacinação há três meses e hoje gozam de uma robusta cobertura vacinal no público prioritário, o que garante uma redução significativa na internação e na quantidade de óbitos decorrentes do Covid-19. Esses países também garantiram no início deste ano uma rigorosa política de isolamento social para frear esta segunda onda que se anunciava devido à circulação de novas variantes. Também estas políticas foram exitosas”, enfatizou.

Foto: Gustavo Bezerra 

Semana mais letal e falta de leitos

A semana de 07 a 13 de março foi a mais letal desde o início do surto do novo coronavírus. Segundo dados do Conass divulgados neste sábado (13), mais de 500 mil novas contaminações e um total de 12.766 óbitos foram registrados.

Com a maior população, o estado de São Paulo tem a maior quantidade de óbitos e casos, seguido por Minas Gerais e pelo Paraná.

Um Boletim da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado na última quinta (11) constatou o iminente colapso do sistema de saúde em território nacional. As taxas de ocupação de UTIs destinadas aos pacientes adultos com coronavírus é igual ou superior a 80% em 19 estados e no Distrito Federal. Em 13, a taxa é superior a 90%. Entre eles Mato Grosso do Sul, que atingiu 100%, Mato Grosso (96%), Goiás (97,3%) e Distrito Federal (95,4%).

Lorena Vale, com Brasil de Fato

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100