O líder da Minoria no Congresso, deputado Décio Lima (PT-SC), afirmou durante pronunciamento no plenário da Câmara, nesta terça-feira (19), que “o Brasil retrocede 50 anos por dia desde que o presidente ilegítimo (Michel Temer) chegou ao poder por meio do golpe parlamentar”. Segundo ele, o brasileiro pode observar a escalada do retrocesso ao acompanhar as notícias divulgadas pela imprensa.
“O brasileiro acorda pela manhã e lê a notícia de que um general do exército ameaça um golpe militar. Liga a TV e no noticiário milhares de índios são assassinados e a Amazônia está sendo vendida. Pega o carro para ir trabalhar e escuta no rádio que depois de 30 anos proibido pelo Conselho Nacional de Psicologia, a homossexualidade volta a ser considerada doença. E ao chegar no trabalho, o portal de notícia na web nos dá conta de que exposições de artes e peças teatrais são censuradas”, destacou Décio Lima.
Em oposição ao atual momento, o líder da Minoria no Congresso lembrou que “há poucos anos o Brasil havia deixado o mapa da fome e ganhado respeito no cenário internacional”. Porém, Décio Lima lamentou que o país cogitado para ter assento como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, “voltou a ser aquele Brasil mesquinho, pequeno, suburbano, o quintal da Casa Branca”.
“Hoje o presidente ilegítimo está lá, no Estados Unidos, feito um cachorro vira-lata lambendo os sapatos de Trump. Se não bastasse destruir a democracia brasileira, agora quer destruir as democracias que sobraram na América Latina. Se vendeu e vendeu nosso povo para o mercado, para os interesses internacionais, um verdadeiro lacaio, ladrão não somente da riqueza do nosso povo, mas sobre tudo da nossa esperança”, finalizou.
Héber Carvalho