“Bom dia presidente Lula! STF corrige mais um erro da Lava Jato”, diz Zeca Dirceu

Líder Zeca Dirceu e presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert

O deputado federal Zeca Dirceu (PT) destacou nesta quarta-feira (6), mais uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que invalidou acordos feitos pela Lava Jato que culminaram em uma série de arbitrariedades contra o presidente Lula (PT). “Dia após dia, decisão após decisão do STF, fica mais explícito que houve uma conspiração criminosa para tirar o presidente Lula das eleições de 2018, O país caiu no caos e no retrocesso durante quatro anos e hoje o presidente Lula é festejado como principal líder político do planeta”.

Nesta quarta-feira, o ministro Dias Toffoli (STF)  invalidou todas as provas obtidas nos acordos de leniência da Odebrecht na operação Lava Jato e disse que a prisão de Lula foi erro histórico da justiça brasileira. “Tratou-se de uma armação fruto de um projeto de poder de determinados agentes públicos em seu objetivo de conquista do Estado, por meios aparentemente legais, mas com métodos e ações ilegais”, disse o ministro.

“Assim como a presidente Dilma Rousseff, vítima de um golpe, terá a merecida reparação histórica, o presidente Lula que teve a vida devassada e a biografia enxovalhada, temos que saudá-lo pela sua altivez e desprendimento por tudo que enfrentou. O povo brasileiro fez a maior reparação da história deste ao país, ao elegê-lo a um terceiro governo para reconstruir tudo o que foi destruído em quatro anos”, disse Zeca Dirceu.

O deputado classificou ainda a operação Lava Jato como “espúria e nefasta” ao Brasil, deixando 4,4 milhões de brasileiros no desemprego entre 2014 e 2017. “Esta operação acabou com a indústria nacional, só na construção civil cortou 1,1 milhão de empregos e causou prejuízos na ordem de R$ 172,2 bilhões”, disse sobre os números levantados pelo Dieese.

Decisão do STF

Toffoli anulou acordo de leniência firmado em 2016 entre o Ministério Público Federal e a Odebrecht e homologado pelo então juiz Sérgio Moro, hoje senador, que deve ser cassado por abuso do poder econômico pela justiça eleitoral. Na decisão, o ministro decdiu anular todos os documentos, que não podem mais ser usados em ações criminais, eleitorais, cíveis ou de improbidade administrativa. A decisão atende ao pedido do presidente Lula para ter acesso aos conteúdos.

Na decisão, Toffoli dá dez dias para que a Polícia Federal apresente o conteúdo integral das mensagens apreendidas na Operação Spoofing referentes aos diálogos entre procuradores da Lava Jato e Moro. Toffoli chama de “estarrecedora” a constatação “de que houve conluio entre a acusação e o magistrado”.

Outra determinação do magistrado é que a Advocacia Geral da União (AGU) apure, “urgentemente, a conduta dos agentes públicos envolvidos” na Lava Jato, diante da “gravidade da situação”. A AGU já informou que vai cumprir a ordem e “após a devida apuração, poderá ser cobrado dos agentes públicos, em ação regressiva, o ressarcimento à União relativo às indenizações pagas”, sem prejuízo da apuração “de danos causados diretamente à União pelas condutas desses agentes”.

O ministro do STF ainda que, diante da “gravidade da situação”, “já seria possível, simplesmente, concluir que a prisão do presidente Lula poderia ser chamada de dos maiores erros judiciários da história do país”.

Assessoria de Comunicação com Agência Brasil

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100