O deputado federal Henrique Fontana (PT-RS) usou a tribuna da Câmara nesta semana para acusar o presidente Jair Bolsonaro de usar o indulto da graça concedido ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado a oito anos e nove meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), para ampliar a anarquia e esconder o caos que vive o País com o fracasso do seu governo. A decisão do presidente da República também serviu, na opinião do parlamentar, para proteger a rede de milícia digital criminosa que ataca a democracia brasileira todos os dias.
Fontana repetiu algumas frases de Daniel Silveira ditas no vídeo que o levou à condenação pelo STF e questionou se os parlamentares presentes na sessão consideravam aquilo liberdade de expressão ou crime. “Eu vou repetir só duas frases que considero crimes que esse deputado cometeu: ‘Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia’, referindo-se aos ministros do Supremo. Ele também chama o ministro Edson Fachin de ‘moleque, mau caráter, marginal da lei. Você integra a nata da bosta do STF’.”
Para Henrique Fontana, quando Bolsonaro concede o perdão ao aliado ele quer desmoralizar as instituições e a democracia brasileira para preservar a anarquia do seu governo, que tem levado o país ao caos econômico, ao aumento da fome e da miséria.
O indulto está na Constituição, mas não para proteger um amigo ou um crime de ataque à democracia. O que Bolsonaro quer com este perdão, segundo Henrique Fontana, é dar mais um passo largo para estabelecer a ditadura nazifascista do bolsonarismo. “Eles não sabem conviver com a democracia. Eles querem intimidar, querem calar, e querem usar o poder que o governo dá a presidente momentaneamente para estabelecer um processo de fascistização do País”, alertou.
Apesar de todos os ataques do presidente, Fontana salientou que a democracia brasileira é mais forte que Bolsonaro. “A democracia vai resistir e a ampla maioria do povo brasileiro vai derrotar Bolsonaro na próxima eleição”, disse o deputado, reafirmando que o certo era que o processo de impeachment já estivesse aberto na Câmara.
O Brasil quer solução para os problemas reais do povo
Enquanto a inflação dispara e o desemprego cresce, Jair Bolsonaro não tem uma palavra de alento para a população, não tem um projeto para melhorar a vida do povo. A única coisa que ele sabe fazer é incentivar o conflito, o ódio e a intolerância. O que Bolsonaro está fazendo com o Brasil é muito grave, alertou Fontana. “Esta anarquia de Bolsonaro não pode continuar. Ao anarquizar o País, ele leva a economia a breca e não apresenta solução para nada. O Brasil não quer isso. O Brasil quer solução para os problemas reais do povo”, afirmou. O deputado, que foi líder dos governos Lula e Dilma na Câmara, afirmou, ainda, que a oposição no Congresso vai continuar defendendo a Constituição, o direito ao emprego e à alimentação digna, e dizendo a Bolsonaro que ele não é dono do Brasil.
Assessoria Parlamentar