Bolsonaro quer esconder fracasso de seu governo ao apoiar golpe na Venezuela, afirma Pimenta

O interesse pelo petróleo da Venezuela foi o que levou os Estados Unidos a apoiar o golpe que está em curso naquele País. A opinião é do líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (RS), que questiona o que ganhará o Brasil com o presidente Bolsonaro ao jogar gasolina na crise da Venezuela, acompanhando o posicionamento dos EUA. “O que ganha o Brasil com esse incentivo à violência a um país que é nosso vizinho? Acho que isso pode ser para tirar o foco, desviar a atenção das pessoas para o fracasso do governo Bolsonaro”, afirmou.

Em conversa com o deputado Wadih Damous (PT-RJ) no programa Ponto a Ponto, do PT na Câmara, nesta quinta-feira (24), Pimenta considerou positivas as manifestações da China, Rússia, Turquia, Irã, Uruguai e Bolívia em solidariedade ao presidente eleito da Venezuela, Nicolás Maduro. “Elas demonstram que a Venezuela não está isolada internacionalmente como quer Donald Trump e Bolsonaro”, ressaltou.

Para Pimenta e Damous a conduta do Brasil e da Argentina, apoiando o golpista Juan Guaidó, líder da Assembleia Nacional da Venezuela, incentiva o conflito, e pode levar a uma guerra civil na Venezuela. “Está se criando uma situação artificial na Venezuela que pode resultar em algo mais grave, que pode virar guerra civil”, alertou Damous.

“O vice-presidente Hamilton Mourão em entrevista à imprensa hoje (24) pelo menos fala com bom senso. Ele disse que se prenderem o golpista Juan Guaidó, o que o Brasil vai fazer é protestar e pronto. Ao contrário de Bolsonaro que fala que pode usar a força”, frisou Pimenta.

Impeachment – Na avaliação do deputado Damous, as atitudes de Jair Bolsonaro e do seu ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, no caso da Venezuela, pela letra da lei já pode ser considerado crime de responsabilidade.

Paulo Pimenta explicou que a Lei do impeachment (Lei 10.079/50) no seu artigo 5º trata dos crimes de responsabilidade contra a existência política da União, considerando crimes cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expor a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade.

“É uma irresponsabilidade desse ministro Araújo e do próprio Bolsonaro. Isso contraria toda a doutrina da posição histórica do Brasil como mediador de conflitos internacionais”, afirmou o líder do PT, destacando que o Brasil sempre foi capaz de ajudar na construção democrática. “Estão jogando gasolina para esconder a crise aqui dentro”, concluiu.

 

Vania Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex