O deputado federal Frei Anastácio (PT-PB) alertou que o governo Bolsonaro liberou, este mês, a comercialização de mais 67 tipos de agrotóxicos no País, aumentando o seu recorde de autorização de marcas de veneno entre todos os presidentes do Brasil.
“Com essa nova autorização, Bolsonaro atinge a marca de 1.717 substâncias liberadas em menos de quatro anos. Um recorde sem precedentes no País. Enquanto o povo morre de fome ou de intoxicação, o governo está criando políticas públicas que facilitam a produção e comercialização dessas substâncias”, denunciou.
O parlamentar disse ainda que outra estratégia que o governo tem usado é não dar atenção à agricultura familiar, enfraquecer e criminalizar movimentos sociais, do campo e da cidade, que alertam os perigos do uso dessas substâncias.
Legislação fragilizada por Bolsonaro
“O governo enfraquece a legislação que controla uso de agrotóxicos no Brasil e também tem enfraquecido os movimentos sociais que lutam contra o uso desenfreado dessas substâncias no País. O resultado é o fortalecimento da bancada ruralista, do agronegócio e das leis que permitem que venenos sejam introduzidos na alimentação do povo brasileiro sem grandes alardes”, lamentou.
O parlamentar lembrou ainda que o uso desenfreado de agrotóxicos viola a Constituição Federal. “O consumo massivo desses venenos, muitos já proibidos na União Europeia, ferem o direito à vida, à saúde, ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e à alimentação adequada”, concluiu.
Assessoria Parlamentar