Nesta quinta-feira pela manhã, o ex-presidente Lula recebeu a visita de familiares na carceragem da Polícia Federal em Curitiba. Juristas também se revezaram em discursos no acampamento contra a prisão ilegal de Luiz Inácio Lula da Silva. O escritor e sociólogo Jessé de Sousa, autor do livro “A Elite do Atraso” também esteve no local para levar apoio e solidariedade a Lula. Os deputados Carlos Lula Zarattini (PT-SP), Enio Lula Verri (PT-PR) e Henrique Lula Fontana também sem encontram na vigília. Mais atividades estão programadas para o dia. Veja abaixo a edição completa do boletim:
Boletim 15 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
Direto de Curitiba – 12/04/2018 – 15h
1. As atividades do acampamento Vigília Democrática #LulaLivre em Curitiba continuam a pleno vapor. O dia começou com um ato das mulheres desejando um bom dia ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
2. No final da manhã, o ex-presidente recebeu a visita de familiares pela primeira vez desde que foi preso na carceragem da Superintendência da PF (Polícia Federal) em Curitiba. No grupo estavam três filhos do ex-presidente: Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, Luís Claudio e Lurian, e o neto Thiago, que estavam acompanhados pelo advogado Cristiano Zanin Martins, que defende Lula.
3. Ao longo do dia, várias atividades culturais e políticas. Às 10h, a roda de debates foi iniciada com palestra do jurista Luiz Moreira, ex-integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e um dos mais duros críticos às arbitrariedades do juiz Moro no âmbito da Lava Jato. Ele afirmou que a liberdade para Lula representa a emancipação do povo brasileiro dos grilhões da ditadura judicial instalada no País com a Lava Jato. Ao meio-dia houve palestra do sociólogo e jurista Jessé de Sousa, autor do livro A Elite do Atraso. Ele abordou a história do golpe parlamentar-judicial de 2016 e a perseguição contra Lula.
4. Às 14h, na Vigília Cívica haverá a presença dos deputados federais Carlos Zarattini (PT-SP), Enio Verri (PT-PR) e de Henrique Fontana (PT-RS). Os parlamentares do PT e de outros partidos têm visitado o acampamento #LulaLivre para prestar solidariedade a Lula e denunciar ao mundo a prisão política do ex-presidente da República, o mais popular da história do Brasil.
5. Hoje, às 15h, haverá várias atividades culturais, que incluem roda de conversa com a chef de cozinha Bel Coelho e as cozinheiras do acampamento e shows com Fabiano Whunter (gaita solo) e Rodolfo y Roseno. Às 19h, haverá um ato político, com a presença da presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR).
6. O Partido dos Trabalhadores já colocou no ar, com as frentes e movimentos sociais, uma plataforma unificada de arrecadação financeira para a manutenção da Vigília Democrática Lula Livre em Curitiba e Brasília. Qualquer pessoa pode ajudar na resistência. O link para as doações é: https://vigilialulalivre.pt.org.br
7. A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou, na tarde de quarta-feira (11), um requerimento para realizar uma diligência que verificará as condições de encarceramento do ex-presidente Lula e dos demais presos nas dependências da Polícia Federal (PF), em Curitiba (PR). Agora, a comissão formalizará o pedido junto à PF para definir uma data e o número de parlamentares que irão compor a comitiva. O requerimento foi apresentado pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).
8. Na Câmara, a oposição já pediu, na terça-feira (10), a criação de uma comissão externa para acompanhar a situação do ex-presidente Lula, confinado em uma cela na PF em Curitiba. O grupo será formado por 12 parlamentares e não terá custos para a Casa. A ideia é que cada parlamentar arque com as próprias despesas. A visita ainda não tem data para ocorrer. A constituição do grupo precisa ser autorizada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A criação da comissão foi pedida pelos líderes dos cinco partidos da oposição: PT, PSB, PDT, PCdoB e PSOL, depois que nove governadores foram impedidos de encontrar Lula, na terça-feira, 10.
Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
#Boletim 15 – 12/04/2018 – 15h00
Leia aqui versão do Boletim 15 em espanhol
Leia aqui versão do Boletim 15 em inglês
Foto: Joka Madruga