Bohn Gass defende aumento dos repasses federais aos municípios e culpa Bolsonaro pela crise

Bohn Gass: "Bolsonaro faz mal para o Rio Grande do Sul, faz mal para o Brasil". Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O líder do PT na Câmara, Elvino Bohn Gass (RS), denunciou hoje (13) o governo Bolsonaro por estar deixando os municípios brasileiros à beira do colapso financeiro, com a diminuição dos repasses federais num momento em que “as responsabilidades municipais são cada vez maiores, principalmente por causa da pandemia de Covid-19”.

Ele defendeu o aumento dos repasses federais, mediante a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional ( PEC nº 391/2017) que aumenta gradualmente, em quatro anos, em um ponto percentual, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Entretanto, conforme o líder do PT, Bolsonaro e sua base sabotam a votação da PEC,”enquanto os municípios agonizam” . Para Bohn Gass, trata-se de uma “insanidade” o comportamento de Bolsonaro, já que o momento demanda um plano emergencial de socorro aos municípios.

O deputado qualificou como “nefasta” a política econômica ultraliberal e responsabilizou Bolsonaro pelo aprofundamento da crise nos municípios. Segundo ele, o modelo atual desestrutura a atividade econômica, prejudica o giro de recursos, o consumo e ainda ataca diretamente os trabalhadores, ao congelar o salário mínimo, que é peça central para a vida econômica dos municípios.

Lula e Dilma

Bohn Gass lembrou que nos governos Lula e Dilma (2003 até o golpe de 2016), houve aumento de dois pontos percentuais dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios, a partir de diálogo entabulado com os prefeitos de todo o País.

“O presidente Lula, além de trabalhar para que atividades econômicas e programas chegassem aos nossos municípios para que eles se desenvolvessem, aumentou um ponto percentual no repasse do FPM; a presidenta Dilma fez a mesma coisa, mas agora Bolsonaro e sua base impedem a votação da PEC que vai socorrer os municípios”, denunciou Bohn Gass.

“Infelizmente, com o Bolsonaro é assim: promete uma coisa e faz outra. Disse que ia combater corrupção e está envolvido em corrupção. Disse que ia ser mais Brasil, menos Brasília e está fazendo o contrário. Seus pilares estão desmoronando”, completou o líder do PT.

Redução brutal dos repasses

Desde o ano passado, dado o modelo econômico de Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes, com erros que foram agravados pela pandemia de Covid-19, tem havido sucessivas quedas dos repasses federais, como os do FPM, a principal fonte de recursos.

Em 2019, na média, 64,85% das receitas municipais vieram de fontes externas a sua arrecadação; quanto menor o município, maior é o peso das transferências nas receitas. Em cada região do País, um peso específico. No período, a média de fontes externas na receita municipal no Nordeste foi de 79,11%, de 78,93% no Norte, 69,44% no Centro Oeste, 62,41% na região Sul e 56,62% no Sudeste.

Estudos de entidades municipalistas constatam a redução de 7% nos repasses do Fundo no ano passado em relação a 2019, já calculados os efeitos da inflação. Nos quatro primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período de 2020, no acumulado, somando-se os repasses da União ao ICMS dos estados, a queda no montante das transferências foi de R$ 16,3 bilhões.

Nesta semana, em artigo, Bohn Gass disse que para minimizar a situação de penúria dos municípios, é urgente aprovar no Congresso a PEC 391/2017. O FPM é proveniente da arrecadação dos impostos sobre a renda e proventos de qualquer natureza e sobre produtos industrializados.

Além da mudança da atual política econômica, é preciso socorrer urgentemente os 5.570 municípios brasileiros, com a aprovação imediata da PEC 391/2017.

Redação PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100