Bilhete Único: 20 anos de integração no transporte público de São Paulo

Deputado Carlos Zarattini - Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Há 20 anos o sistema de transporte público de São Paulo passou por uma revolução com a implantação do Bilhete Único. A medida promoveu maior integração, economia e mais oportunidades de emprego para os trabalhadores da periferia da cidade. A iniciativa foi aprovada inicialmente em 1995 pelo então vereador Carlos Zarattini (PT), mas somente foi colocada em prática em 18 de maio de 2004, durante a gestão da prefeita à época Marta Suplicy.

Carlos Zarattini apresentou o projeto de criação do Bilhete Único em 1995 na Câmara Municipal visando a adoção de um sistema que permitisse ao usuário fazer integração sem ter que pagar outra tarifa em qualquer ponto de ônibus, não apenas nos terminais de integração. “As pessoas precisavam pegar mais de um ônibus no trajeto entre a casa e o trabalho e isso representava um alto custo nas tarifas de transporte”, explicou.

Secretaria de Transportes

Em 2001, Zarattini assumiu a Secretaria Municipal de Transportes na gestão da então prefeita Marta Suplicy (PT) com o objetivo de reestruturar o sistema de transporte da cidade, tornando-o mais rápido e mais moderno com a renovação da frota, criação dos corredores de ônibus, construção de novos terminais e a implantação da bilhetagem eletrônica.

Viagens ilimitadas

Sem sombra de dúvidas, o Bilhete Único foi a grande revolução ocorrida nos transportes públicos em São Paulo nos últimos 20 anos. O sistema implementado em 2004 permitia a realização de viagens ilimitadas em ônibus durante um período de duas horas, com o pagamento de uma única passagem, garantindo aos usuários mais mobilidade na realização de suas atividades sem custo extra. Além disso, a medida contribuiu para a diminuição dos assaltos a ônibus. Em 2003, São Paulo registrou 11.394 assaltos a ônibus e o número caiu para 6.426 em 2004, após a implantação do Bilhete Único.

Ao longo dos anos e com as diferentes gestões do governo municipal de São Paulo, o Bilhete Único passou por mudanças. No governo de Fernando Haddad o programa ganhou inovações, já em outros governos perdeu direitos. Hoje, o sistema permite apenas quatro embarques no período de três horas em ônibus e a integração gratuita com o metrô ainda é uma luta a ser conquistada.

Hoje, representando São Paulo na Câmara dos Deputados, o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) celebra esse marco na sua trajetória política. “Tenho muito orgulho de ter participado da criação deste projeto. O Bilhete Único é um marco importante na minha carreira política. Ele segue beneficiando milhares de cidadãos paulistanos todos os dias”, disse.

 

Assessoria de Comunicação deputado Carlos Zarattini

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