A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) ocupou a Tribuna nesta quarta-feira (21) para manifestar solidariedade à coreógrafa Deborah Colker e à família dela que passaram por momentos de constrangimento após o embarque em um voo da empresa aérea Gol na segunda-feira (19). “Seu neto Theo, de três anos, possui uma doença não contagiosa que, como algumas outras, ainda carrega preconceito e desinformação”, disse.
No voo de Salvador para o Rio de Janeiro que a coreógrafa fazia com a família, comissários de bordo exigiram um atestado com especificações da doença de seu neto, que possui epidermólise bolhosa, uma doença genética não contagiosa. O avião decolou com uma hora e meia de atraso, somente após a chegada de um agente da Polícia Federal e de um médico da Infraero, que atestou que a doença de Theo não é contagiosa.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já solicitou, em ofício, informações da companhia aérea Gol sobre o ocorrido. Segundo a Anac, “caso seja constatada alguma conduta inadequada praticada pela empresa em questão, serão aplicadas as medidas cabíveis que poderão gerar multas de R$ 4 mil a R$ 10 mil”.
Gizele Benitz