Benedita quer inclusão de anemia falciforme entre doenças consideradas raras

bene
Foto: Gustavo Bezerra
 
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara (CSSF) debateu, em audiência pública nesta quinta-feira (30), os desafios relacionados à anemia falciforme. O preconceito sofrido pelas pessoas que possuem a doença, a falta de informação e as dificuldades de atendimento, tanto na rede privada quanto no Sistema Único de Saúde (SUS), foram alguns dos assuntos abordados no debate.
 
A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) participou da audiência e ressaltou a necessidade de se aumentar o conhecimento sobre a doença, inclusive a partir das cobranças e propostas da sociedade. “Precisamos elevar a consciência médica, sensibilizar os profissionais e as equipes que prestam o atendimento para pessoas que já sofrem muito preconceito por conta da sua cor, da própria doença e da sua condição social. E precisamos divulgar mais informações para a população e garantir a melhoria do atendimento com políticas públicas específicas, sobretudo a partir do controle social, com quem está lá na ponta e vai nos dizer como poderá ser melhor esse atendimento”, disse Benedita, lembrando que a anemia falciforme é uma doença que predomina entre pessoas negras, embora também possa se manifestar na população branca.
 
Debater a eventual inclusão da anemia falciforme entre as doenças consideradas raras é uma proposta que Benedita apresentou durante a audiência. “Já tivemos algumas discussões, estamos debatendo na comissão e estamos propensos a colocar a anemia falciforme entre as doenças raras”, frisou Benedita.
 
De acordo com o site do Dr. Drauzio Varella, a anemia falciforme é uma doença genética e hereditária, predominante em negros, mas que pode manifestar-se também nos brancos. Ela se caracteriza por uma alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem a forma arredondada e elástica, adquirem o aspecto de uma foice (daí o nome falciforme) e endurecem, o que dificulta a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e a oxigenação dos tecidos.
 
Dentre os sintomas causados pela anemia falciforme, destacam-se: dor forte provocada pelo bloqueio do fluxo sanguíneo e pela falta de oxigenação nos tecidos; dores articulares; fadiga intensa; palidez e icterícia; atraso no crescimento; feridas nas pernas; tendência a infecções; cálculos biliares; problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais.
 
Pessoas que possuem a doença enfrentam restrições alimentares, principalmente em relação ao ferro presente em alimentos de origem vegetal.
 
No Brasil, a prevalência da anemia falciforme é de um caso a cada mil pessoas, em média. Na Bahia, onde a população negra é maior, a doença atinge um em cada 650 indivíduos nascidos vivos.
 
Rogério Tomaz Jr. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100