Benedita lembra Dia Mundial do Diabetes e chama atenção para políticas públicas

benedita plenario

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) registrou, em plenário, a passagem do Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro. “Essa é uma campanha mundial, com divulgação e sensibilização do tema. Por isso, é importante não só a homenagem, mas chamar a atenção de todos para a importância das políticas públicas”, disse.

A parlamentar petista citou dados da Federação Internacional de Diabetes e que revelam que mais de 387 milhões de pessoas em todo o planeta são diabéticas. No entanto, 46,3% delas não sabem que têm a doença. “O Brasil ocupa a 4ª posição entre os países com maior prevalência de diabetes. Mais de 12 milhões de brasileiros têm diabetes, porém mais da metade deles não sabe disso. Isto corresponde a aproximadamente 6% da nossa população. Ficamos atrás da China, Índia e Estados Unidos. Está previsto que no ano de 2035 o número de diabéticos e pessoas em estágio pré-diabetes somados ultrapassem 1,1 bilhão de pessoas. No Brasil, no mesmo período, o número de doentes deve subir para 20 milhões”, explicou.

De acordo com Benedita da Silva, a campanha Novembro Azul do Diabetes tem o reconhecimento e apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS) que, em 2006, assinou uma resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também