Benedita defende “tolerância zero” para o machismo

Beneditacombateracismo

Foto: Gustavo Bezerra

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ)ocupou a Tribuna da Câmara para analisar pesquisa divulgada recentemente pelo IPEA, mostrando que a maioria dos entrevistados concorda com o preconceito machista de que mulher que mostra o corpo merece ser atacada. “As mulheres não podem mais ser vítimas dos ataques injustificáveis cometidos por um instinto bestial dos homens. O ato de estupro é mais do que um crime. É símbolo de um machismo que traz danos irreparáveis para a vítima e seus familiares”, disse a deputada.

Segundo Benedita, mesmo com a Lei Maria da Penha, que tem levado muitas mulheres denunciarem a violência doméstica, o número de agressões continua alto. “São 527 mil casos de pessoas estupradas por ano. 70% das vítimas são crianças e adolescentes. 88,5% das vítimas são mulheres, e, a maioria são  negras ou pardas. Apenas 10% dos casos são informados à polícia”, disse.

 Para ela, a dificuldade de enfrentar essa situação se deve, em primeiro lugar, à ideologia do machismo que ainda predomina no país. “O machismo vê a mulher como propriedade do homem e pior ainda, alimenta a moral conservadora de que a mulher que não se comporta provoca reações incontroláveis nos homens. Esse pensamento retrógrado é um incentivo a toda sorte de assédio sexual e estupros”, analisou.

Em segundo lugar, avaliou a deputada, a situação de submissão material ou mesmo psicológica que muitas mulheres ainda têm perante o homem limita a sua iniciativa de denunciar qualquer tipo de violência doméstica. “Nesse caso é muito importante as políticas públicas que promovem os direitos da mulher e também as campanhas públicas de conscientização desses direitos”, destacou.

Lembrou a deputada que o Brasil está mudando e a mulher vem conquistando sua independência econômica e assumindo todo tipo de ocupação. “A mentalidade da mulher está evoluindo rapidamente e assumindo uma atitude de tolerância zero para qualquer manifestação de machismo, sobretudo para esta mais bárbara de todas, que justifica até o estupro. Precisamos combater o preconceito. Tolerância zero”, disse.

PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex