Benedita defende luta para controle da tuberculose

BeneA deputada Benedita da Silva (PT-RJ) registrou em plenário debate realizado nesta semana pela Comissão de Seguridade Social pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março. De acordo com ela, a audiência pública teve por objetivo ampliar a discussão sobre a tuberculose como problema de saúde pública. “Essa é uma importante iniciativa que necessita toda nossa atenção. Queremos sensibilizar os parlamentares quanto  aos problemas que envolvem o controle da doença no Brasil”, disse Benedita.

              Para  a parlamentar  petista, o Dia Mundial de Combate à Tuberculose não é uma data para comemoração. “É sim uma ocasião de mobilização mundial, nacional, estadual  e local buscando envolver todas as esferas de governo e setores da sociedade na luta conta esta enfermidade”, ressaltou.

              Nos últimos anos, acrescentou Benedita da Silva, “o Brasil e o mundo vêm ampliando esforços para o controle da tuberculose, que continua sendo um grande problema de saúde pública, essencialmente em função do aparecimento da Aids, do aumento do processo migratório e da pobreza”, disse.

              A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria chamada bacilo de Koch. A transmissão ocorre através do ar. Enfermos não tratados costumam eliminar grande quantidade de bactérias no ambiente tossindo, falando ou espirrando.

              Segundo dados de 2011 do Ministério da Saúde, o Brasil é o 19º país com maior número de casos da doença. Cerca de 70% dos novos casos são curados, 12% a menos do preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

              Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também