Benedita da Silva propõe que a Câmara dos Deputados assine campanha Feminicídio Zero

Deputada Benedita da Silva. Foto: Thiago Coelho

“Nenhuma forma de violência contra a mulher deve ser tolerada”. A afirmação é da deputada Benedita da Silva (PT-RJ), coordenadora da Bancada Feminina e da Secretaria da Mulher da Câmara. Ela, na tribuna da Casa, nesta quarta-feira (28/8), enfatizou que é dever deste Parlamento, “representantes do povo que somos”, assegurar que todas as mulheres vivam seguras com seus direitos e dignidade plenamente garantidos.

Benedita destacou a importância da campanha Feminicídio Zero, lançada na última semana pelo Ministério das Mulheres. A deputada explicou que a campanha faz parte de uma mobilização nacional permanente, a Articulação Nacional pelo Feminicídio Zero, que irá atuar em diversas frentes envolvendo diferentes setores da sociedade para somar esforços e pôr fim à violência e ao assassinato das mulheres.

O Brasil, lamentou Benedita da Silva, é o quinto país que mais mata mulheres no mundo. Ela citou que, de acordo com o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 1.467 mulheres morreram vítimas de feminicídio, em 2023, o que significa que a cada 6 horas uma mulher foi assassinada. Esse é o maior registro de casos, desde a sanção da lei que tipificou o crime em 2015. Dessas vítimas, 63,6% eram negras, 71% tinham entre 18 e 44 anos, e 64% foram mortas em suas residências, onde deveriam estar seguras. Também, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 540.255 medidas protetivas de urgência foram concedidas.

Leia Mais: Câmara aprova crédito de R$ 12,2 bilhões para o RS e urgência para PL que aumenta a pena do feminicídio

“O feminicídio é uma das formas mais brutais de violência, combatê-lo exige uma ação coordenada e coletiva, onde cada um de nós, individualmente e coletivamente, deve estar comprometido com esta luta”, defendeu Benedita da Silva.

Antes que Aconteça

A deputada informou que o Parlamento brasileiro tem trabalhado para combater o feminicídio. No ano passado foi lançado o programa Antes que Aconteça, com o objetivo de garantir recursos para o fortalecimento da rede de apoio às mulheres em situação de violência doméstica com o olhar especial para a prevenção. Suas ações também reúnem os governos federal e estadual, além do Judiciário estadual. “Diante da urgência de enfrentar esse gravíssimo quadro, entendo que é preciso somar esforços”, afirmou.

Benedita da Silva aproveitou para solicitar que a Presidência da Câmara assine o Manifesto pelo Feminicídio Zero, firmando seu compromisso com o fim da violência contra as meninas e mulheres. “Ao nos unirmos em torno desta articulação, reafirmamos a compreensão de que só a união dos Poderes viabilizará a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde a violência contra a mulher não tenha espaço. Vamos trabalhar para que o feminicídio zero deixe de ser apenas uma meta e se torne uma realidade”, conclamou.

Ela pediu especialmente o empenho de todos os deputados e deputadas. “Esta é uma campanha muito importante. São muitas de nossas mulheres morrendo por feminicídio. A violência que tem acontecido, não dando às mulheres o direito de segurança e de defesa, é de responsabilidade de todas e todos nós”, conclui.

 

Vânia Rodrigues

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100