A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) em discurso no plenário da Câmara, na segunda-feira (18/11), celebrou a participação do Brasil no G20, a criação do G20 social – iniciativa brasileira que busca incluir organizações não-governamentais nas discussões do fórum – e o protagonismo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na condução dos debates internacionais. “O presidente Lula conseguiu dar uma nova cor ao G20”, afirmou.
De acordo com a parlamentar, o fórum, historicamente centrado na economia global e composto pelos países mais ricos, ganhou relevância social com a inclusão de pautas voltadas para a redução das desigualdades, combate à fome e enfrentamento das mudanças climáticas. Ela também destacou a importância da entrada da União Africana no grupo. “É de grande importância que a União Africana esteja no G20. Fortalecer esse espaço e também os BRICS amplia as possibilidades de diálogo e de ações concretas para combater as desigualdades”, disse.
G20 social
Benedita, que é coordenadora da Secretaria da Mulher, foi palestrante no painel “Enfrentamento da Violência de Gênero: um Desafio Global, Igualdade e Desenvolvimento”, que foi organizado pela Câmara dos Deputados. Segundo a deputada, o G20 Social se consolidou como um espaço de diálogo democrático, permitindo que a sociedade civil tivesse voz ativa. “Falamos da importância das pesquisas feitas pela juventude, pelas mulheres e por várias instituições que apresentaram diagnósticos e propostas fundamentais para as discussões no G20”, ressaltou.
Ela enfatizou ainda que a articulação promovida por Lula garantiu que essas contribuições fossem incluídas na pauta dos líderes globais. “A carta entregue pelas bases sociais dos países foi considerada ponto central nas discussões do G20”, frisou.
Escuta social
Benedita concluiu parabenizando a iniciativa: “A grande fotografia do G20 será o G20 Social no Brasil. Esse será um dos grandes legados da Presidência da República, um espaço de escuta, construção e diálogo entre a sociedade civil e os governos do G20”.
Lorena Vale