A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) destacou, na tribuna, a importância do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que neste ano vai oferecer dois milhões de novas vagas para em cursos técnicos e de qualificação profissional. A deputada participou da cerimônia no Palácio do Planalto, na quarta-feira (9), na qual foi feito anúncio das vagas e apresentadas às novidades do programa. Entre elas, a versão Pronatec destinada à Educação de Jovens e Adultos (EJA), em que os alunos poderão concluir o Ensino Médio e Fundamental junto com a qualificação profissional.
Benedita elogiou ainda a iniciativa do governo Dilma de oferecer aos estudantes a oportunidade de fazer cursos do Pronatec à distancia. Ela explicou que o Ministério da Educação vai criar uma plataforma chamada de MECFlix, em parceria com mais de 30 TVs públicas do País, para transmitir as aulas, permitir orientação dos professores e diálogo. “São ações importantes para o fortalecimento da formação técnica e profissional dos brasileiros, em especial da população jovem”, afirmou.
A deputada aproveitou ainda para homenagear o ex-aluno do Pronatec, Leonardo Fonseca Rodrigues, do Curso Técnico em Joalheria e Modelagem de Joias do estado do Rio de Janeiro. “Esse notável aluno, que foi cumprimentado pela presidenta Dilma Rousseff ontem (9), durante a cerimônia foi medalha de ouro no Estado do Rio de Janeiro, em 2014, e na WorldSkills 2015”, explicou.
Benedita encerrou seu discurso lembrando que o Pronatec está transformando a vida de milhões de brasileiros. “Entre 2011 e 2015, o programa teve mais de 9 milhões de matrículas, ampliando as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda”.
PT na Câmara
Foto: Salu Parente