BC reduz juros em apenas 0,5 ponto percentual e mantém sabotagem da economia

Banco Central reduziu a Taxa Selic de 12,75% ao ano para 12,25% ao ano - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Para frustração dos setores produtivos e dos consumidores brasileiros, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (1), reduzir a taxa básica de juros (Selic) em 0,5 ponto percentual, de 12,75% ao ano para 12,25% ao ano. Mais uma vez o BC, presidido pelo bolsonarista Roberto Campos Neto, insiste em manter o patamar nas alturas, o que encarece o crédito, inviabiliza investimentos e sufoca a economia.

É o terceiro corte seguido desde agosto, quando o Copom anunciou que a cada reunião a Selic seria reduzida em apenas 0,5 ponto percentual, ou seja, a conta-gotas, na contramão das principais entidades empresariais do país, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que apelam por um ritmo maior na redução dos juros. .

A presidenta do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), voltou a criticar a postura do BC, após a reunião do Copom. “Diante da realidade da economia e da urgência na retomada do crescimento, a redução da taxa Selic teria de ser necessariamente maior e mais rápida”, disse a parlamentar, nas redes sociais. “Não faz o menor sentido o ritmo de conta-gotas que o BC de Campos Neto vem impondo nas reuniões do Copom. É muita irresponsabilidade com o país”, acrescentou.

 

A decisão do Copom foi unânime, e os diretores do BC anteciparam redução da mesma magnitude (ou seja, 0,5 ponto percentual) nas próximas reuniões. Mantido esse ritmo, a Selic deve terminar 2023 ainda em um patamar bastante elevado, de 11,75% ao ano. A próxima reunião está marcada para os dias 12 e 13 de dezembro.

A Selic é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo BC para controlar a inflação. Seu índice influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras. Empresários, analistas, parlamentares e integrantes do governo consideram que a Selic está muito acima do necessário, já que o Brasil não enfrenta uma inflação de demanda.

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) também criticou a insistência do BC em manter a Selic em patamares extorsivos. “O Copom reduziu a taxa básica de juros em 0,5%, chegando a 12,25% ao ano. Continuemos a pressão para baixar mais rápido e garantir crescimento sustentado da nossa economia. Bora acelerar essa redução, Campos Neto, o Brasil precisa de gerar emprego e renda!”, afirmou o parlamentar.

Do PT Nacional

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100