Áudio obtido pelo site Brasil 247 revela conversa gravada do banqueiro André Esteves – dono do BTG Pactual – com clientes. Na conversa, Esteves ataca a ex-presidente Dilma Rousseff, elogia Michel Temer e diz que o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PT-AL), o procurou no dia em que vários secretários do ministro Paulo Guedes (Economia) pediram demissão. Os parlamentares da Bancada do PT usaram suas redes sociais para denunciar quem realmente tem mandado na economia brasileira, que tem prejudicado, principalmente, os mais pobres.
No áudio, André Esteves diz que o Brasil está barato e que a moeda brasileira está excessivamente desvalorizada. Na conversa, ele fala praticamente como dono do Brasil e diz que, mesmo com eventual vitória do ex-presidente Lula, teremos “dois anos de Roberto Campos Neto”, presidente do Banco Central. Sobre as eleições presidenciais de 2022, ele diz que Jair Bolsonaro é favorito desde que fique calado. Lula, na sua visão, terá chances caso se movimente em direção ao centro e se aproxime de um nome como Henrique Meirelles, mas revela sua preferência pelo PSDB.
“Áudio obtido pelo 247, mostra que o mercado pauta Câmara dos Deputados e Banco Central ‘independente’. Para o governo e entorno, orientados por banqueiros, povo é detalhe estatístico, contornável com parco auxílio por aplicativo de celular. Preconceito e arrogância”, afirma a presidenta do PT Nacional, deputada Gleisi Hoffmann (PR).
Audio obtido pelo 247 mostra q mercado pauta Câmara dos Deputados e Banco Central “independente”. P/ governo e entorno, orientados por banqueiros, povo é detalhe estatístico, contornável c/ parco auxílio por aplicativo de celular. Preconceito e arrogância https://t.co/DCN9JEWEjr
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) October 25, 2021
Para o líder da Bancada do PT, deputado Bohn Gass (RS), a conversa do presidente do Banco Central, Campos Neto, com o banqueiro André Esteves, não foi “consulta normal ao mercado”, mas uma prestação de contas de empregado para patrão. “Como se Esteves fosse o garçom a perguntar ao cliente do restaurante: a refeição está do seu agrado?”
Bohn Gass observa ainda que o dólar alto também é bom negócio para André Esteves. “Oito bilhões de dólares. Esta é a fortuna do cara que manda na política econômica em tempos de Bolsonaro: André Esteves, banqueiro que, como Paulo Guedes, também tem dinheiro em paraíso fiscal. Ou seja, para o ‘influencer’ econômico do governo Bolsonaro, dólar alto é grande negócio”, criticou.
Oito bilhões de dólares! Esta é a fortuna do cara que manda na política econômica em tempos de Bolsonaro: André Esteves, banqueiro que, como Paulo Guedes, também tem dinheiro em paraíso fiscal. Ou seja, para o "influencer econômico do gov Bolsonaro, dólar alto é grande negócio.
— Bohn Gass (@BohnGass) October 25, 2021
Povo com Fome
“Essa gente vive de ganhar dinheiro às custas da fome dos Brasileiros. Esse áudio diz bem qual é o compromisso dessa elite carcomida e conservadora. Um governo que só escuta banqueiros está se lixando para o povo que come osso e morre de fome”, escreveu o deputado José Guimarães (PT-CE) em seu Twitter.
Áudio vazado mostra André Esteves como a voz do mercado pautando a Câmara dos Deputados e Banco Central.
Um governo que só escuta banqueiros está se lixando para o povo que come osso e morre de fome! https://t.co/H5xUxYVDhi
— José Guimarães (@guimaraes13PT) October 25, 2021
O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) destacou as consequências da política econômica do governo Bolsonaro. “O áudio do banqueiro André Esteves, prova bem a quem serve o governo Bolsonaro, seguem sendo Tchutchuca de banqueiros e bilionários. Enquanto isto, povo passa fome, desemprego segue batendo recordes e a inflação pela 1a vez em 30 anos está em 2 dígitos, totalmente descontrolada”.
Para o deputado Joseildo Ramos (PT-BA) a autonomia do BC é um cheque em branco para os especuladores. “O áudio de André Esteves revela aquilo que sempre dissemos. A tal da autonomia do Banco Central nada mais é que um cheque em branco para especuladores como o fundador do BTG e ex-sócio de Guedes manipular seus interesses enquanto o povo morre de fome. Asquerosos”.
Golpe
“Esteves se mostra como quem governa o Brasil e submete todo o desenvolvimento da nação ao interesse predatório de sua casta. Que nojo de sua afirmação de que “64 e 16 foram a mesma coisa”. É fato: foram golpes que geraram sofrimento de muitos e lucro para poucos”, afirmou a deputada Maria do Rosário (PT-RS).
Para o deputado Nilto Tatto (PT-SP) o golpe de 2016, que começou a ser desenhado já em 2015, queria garantir lucro e jogar o povo na miséria. “O áudio vazado de André Esteves, dono do BTG, que tinha Paulo Guedes como seu sócio confirma o que até as pedras sabem: O mercado financeiro comanda a Câmara, o Banco Central, o Governo… O golpe que promoveram em 2015 visava garantir seus lucros, jogando o povo na miséria”.
Na mesma linha, o deputado Afonso Florence (PT-BA) disse que o golpe de 2016 fez com que Paulo Guedes, Temer, Bolsonaro e seus aliados ganhassem mais dinheiro. “Esteves o banqueiro dono do BTG, era sócio de Paulo Guedes. Temer e Bolsonaro fazem a política econômica deles. Aí, tá explicado porque deram o golpe de 2016: para ganhar, ainda mais, muito dinheiro. Para eles, o aumento da miséria, da fome e sofrimento do povo, é efeito colateral”.
“Quer dizer que André Esteves, dono do BTG, que tinha Paulo Guedes como um de seus sócios é o cara que orienta a política econômica do País? Cada vez mais fica evidente que a turma do golpe fez o que fez para enriquecer e jogar o povo na miséria e na fome”, enfatizou o deputado Paulo Pimenta (PT-RS).
Quer dizer que André Esteves, dono do BTG, que tinha Paulo Guedes como um de seus sócios é o cara que orienta a política economica do país?
Cada vez mais fica evidente que a turma do golpe fez o que fez para enriquecer e jogar o povo na miséria e na fome.
— Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) October 24, 2021
Leia mais declarações dos deputados:
Deputado Airton Faleiro (PT-PA) – “’O dono do Brasil’? Se não for pavulagem, André Esteves, em áudio vazado, revela muito sobre a influência do poder econômico sobre o Estado Brasileiro. Raymundo Faoro, que escreveu “Os Donos do Poder”, em 1958, está atualíssimo”.
Deputado Alencar Santana Braga (PT-SP) – “André Esteves atacou Dilma Rousseff com baixaria machista em palestra para investidores. Além das mentiras, o banqueiro apoiador do governo Bolsonaro atacou a presidenta Dilma com piada machista. Foi com Dilma que o Brasil atingiu o menor desemprego da história, 4% em 2014.
Deputado Carlos Zarattini (PT-SP) – “André Esteves, BTG Pactual, revela sua arrogância em palestra para boys da Faria Lima. Vive em outro mundo e sonha com a vitória de Bolsonaro de boca fechada. Querem continuar ganhando muita$$$$$$”.
Deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) – “O áudio vazado do banqueiro André Esteves mostra como parte da elite se gaba da influência sobre os poderes e despreza a democracia. Até prefere os tucanos, mas topa ir até o final com Bolsonaro. O lema deles é: dinheiro acima de tudo, ainda que o Brasil fique no fundo do poço”.
Deputado Rubens Otoni (PT-GO) – “Quer dizer que o banqueiro mandou Bolsonaro calar a boca?”
Confira toda a fala de André Esteves:
Lorena Vale com Brasil 247