A Bancada do PT na Câmara se despediu nesta terça-feira (21), em plenário, do deputado Nelson Pelegrino (PT-BA), que renunciou ao cargo para assumir uma vaga no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia. O líder do PT, deputado Bohn Gass (RS), destacou a trajetória política de Pelegrino, que teve destaque desde a sua juventude como líder estudantil. Pelegrino, que entre outras destaques na Câmara foi líder do PT e presidiu a Comissão de Direitos Humanos, estava no seu 4º mandato no Legislativo Federal.
Formado em Direito, destacado advogado trabalhista, passou depois a exercer a função importante no estado da Bahia, na Assembleia Legislativa, como deputado estadual, ocupando na governo democrático — tanto na gestão do ex-governador Jaques Wagner como no governo do Rui Costa — secretarias importantíssimas no governo estadual, como é o caso da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, da Secretaria do Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
“E nós, na Câmara dos Deputados, tivemos a honra de tê-lo integrando várias comissões importantes e destacadas. Portanto, a trajetória do nosso companheiro Nelson Pelegrino é um destaque nacional, estadual, com uma história vinculada às causas populares da democracia”, enfatizou Bohn Gass.
“Por isso, aqui na presença do nosso secretário-geral do Partido, deputado Paulo Teixeira (PT), dos nossos ex-líderes deputado Afonso Florence (BA), deputado Enio Verri (PR) e deputado Carlos Zarattini (SP), em nome de todos os 53 deputados da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Casa queremos desejar, para a sua nova função que vai assumir, a partir de agora, já empossado no estado da Bahia, como Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, um bom êxito, toda a realização, nos parâmetros em que sempre trabalhou na sua vida, da democracia, do respeito”, desejou Bohn Gass.
O líder disse ainda que a bancada petista sentirá saudades do seu companheirismo e da sua atuação militante, “o combativo Nelson Pelegrino vai estar na história do Parlamento pelo seu trabalho destacado”, conclui.
O deputado Afonso Florence destacou o grande ativista dos direitos humanos que é o deputado Pelegrino. “Parabenizo por sua trajetória desde o movimento estudantil, passando por atuações brilhantes na área sindical como advogado, como deputado estadual, secretário de estado, deputado federal destacado, nosso líder da Bancada do PT e uma das grandes lideranças do estado da Bahia, e do Partido dos Trabalhadores, que agora tem essa nova tarefa. Sucesso na sua vida”, desejou.
Paulo Teixeira disse que se despedia de um dos maiores parlamentares desta Casa. “O deputado Nelson Pelegrino tem uma história de lutas que é uma história riquíssima, uma história completa de luta. Um grande intelectual, um grande militante, um grande lutador por um País mais justo”, afirmou. Paulo Teixeira acrescentou que “este Parlamento certamente vai perder uma das maiores expressões, e quem ganhará será o Tribunal de Contas do Estado da Bahia, que certamente terá alguém com competência e com sensibilidade para tratar as questões importantes dos municípios baianos”.
Vânia Rodrigues