Bancada feminina se reúne com Paulo Teixeira e apresenta emendas ao novo CPC

paulo teixeira cpc 17-07-13 gustavo

A bancada feminina da Câmara se reuniu na terça-feira (3) com o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) para discutir as regras no pagamento de pensão alimentícia, previstas na proposta de reforma do Código de Processo Civil, da qual o deputado é relator. A bancada vai apresentar emendas a serem votadas em plenário, que mantém a prisão em regime fechado para aquele que não cumpre o pagamento da pensão e prazo de três dias para acerto da dívida.

O texto apresentado pelo deputado Paulo Teixeira propõe alterações nas regras para pagamento da pensão e estabelece que os devedores não sejam mais punidos em regime fechado, conforme legislação atual, mas no semiaberto ou em prisão domiciliar. A proposta também estende de três para dez dias o prazo para que o devedor acerte a dívida. O deputado lembrou que a mudança de regime foi incluída no projeto pelo primeiro relator do texto, o então deputado Sérgio Barradas.

A bancada considerou as alterações como um retrocesso em direitos já conquistados. As parlamentares avaliam que a flexibilização das normas deve enfraquecer a cobrança e fragilizar os direitos das mulheres e da criança e adolescente. A deputada Erika Kokay (PT-DF) foi enfática: “nós estamos falando de paternidade responsável, estamos falando de pessoas que têm comprovadamente a condição de pagar uma pensão alimentícia e não cumprem com seu dever. É preciso punição para aqueles que negam a sua condição de pai e não assumem as responsabilidades, só assim teremos os direitos das crianças e mulheres assegurados”.

O deputado Paulo Teixeira acolheu todas as posições da bancada feminina, mas o prazo não permite destaques no relatório. Portanto, a bancada feminina irá apresentar emendas ao projeto, que precisam da assinatura de um décimo dos líderes partidários para ir a votação em plenário.

Representantes da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) participaram da reunião e declararam apoio à bancada pela manutenção da legislação atual.  “Ficamos muito orgulhosas da bancada feminina, por não ter deixado passar essa questão e resolver da melhor maneira para proteger os direitos das mulheres e das crianças”, afirmou Regina Adami, representante da SPM.

O deputado Paulo Teixeira agradeceu a maneira amigável como as parlamentares trataram o tema e afirmou que “foi fundamental e decisiva a intervenção da bancada feminina neste tema”.

Assessoria Parlamentar

Foto: Gustavo Bezerra

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex