A Bancada do Partido dos Trabalhadores terá candidato próprio na disputa da Presidência da Câmara. O líder do PT, deputado Vicentinho (SP), destacou que tradicionalmente a Casa é presidida por parlamentar da maior bancada. E que, por acordo, desde 2007 o PT e o PMDB – que têm a maioria de deputados – faz alternância no comando da Câmara. “Nós somos a maior bancada e como o PMDB está dirigindo agora, entendo que é a vez do PT assumir a Presidência”, defendeu.
O líder Vicentinho enfatizou que a Bancada do PT tem parlamentares preparados para cumprir essa missão. “Em reunião, na última semana, decidimos apresentar a nossa candidatura e já escolhemos uma comissão que irá trabalhar na definição do nome do nosso candidato”.
O grupo é formado pelo líder Vicentinho, pelo atual vice-presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (SP), e pelos deputados Marco Maia (RS), Geraldo Magela (DF), Henrique Fontana (RS) e José Guimarães (CE). “É importante definir o nome para que possamos conversar com antecedência com todos os partidos com assento na Casa e apresentar a nossa proposta de candidatura”, explicou Vicentinho. O líder petista defendeu ainda que o comando da Câmara tenha “independência”. “Queremos que a Casa tenha uma direção para todos”, afirmou.
O deputado Vicentinho esclareceu que a bancada antecipou a sua decisão de ter candidatura própria em decorrência da divulgação da pré-candidatura do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) à presidência da Casa, rompendo assim o acordo de rodízio entre o PT e o PMDB.
Nas últimas eleições o PT elegeu 70 deputados federais e continuará contando com a maior bancada da Câmara dos Deputados na próxima legislatura. Em segundo lugar, está o PMDB, com 66 deputados.
Seminário – Na quinta-feira (13) – a Liderança do PT na Câmara realiza um seminário para discutir a conjuntura política com a presença dos atuais e dos deputados eleitos. Os ministros Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) e Aloizio Mercadante (Casa Civil), e o presidente nacional do PT, Rui Falcão, participarão do encontro, que começa às 9h, no Cefor (Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados).
PT na Câmara