Bancada do PT no Senado acionará Justiça contra trâmite do golpe

humberto costa senadoA decisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de não devolver o processo de impeachment à Câmara dos Deputados, é um equívoco, de acordo com o líder do governo no Senado, Humberto Costa (PE). Ponto a ponto, Humberto desmontou as justificativas do presidente do Senado para ignorar a decisão do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), que declarou a nulidade da votação golpista naquela Casa, nesta segunda-feira (9).

A interpretação dada por Renan, alertou Humberto, leva ao descumprimento da lei, o que obriga ao PT a também recorrer à Justiça para impedir a ilegalidade que é o Senado desconhecer uma decisão da Câmara. “Isso vai levar a Bancada do PT, obrigatoriamente, também à judicialização, no sentido de que o nosso direito seja efetivamente mantido”, avisou o líder.

“Alguns aqui acham que nós estamos brincando de tirar uma presidente da República eleita pelo povo. Não, não podemos fazer isso, não. Essa é uma decisão muito grave e, se essa decisão for tomada da forma como está sendo, de maneira errada, ilegal e ilegítima, quem vai sofrer é o Brasil”, protestou Humberto.

O líder destacou que não há a alegada “intempestividade” na decisão de Maranhão, já que o recurso apresentado pela Advocacia-Geral da União à Câmara contra o rito da votação do impeachment aconteceu exatamente dentro do prazo previsto. “Se o então presidente da Câmara [Eduardo Cunha] queria atropelar prazos e, já no dia seguinte [à votação do impeachment], trazer para cá o resultado da decisão, é um problema dele. Isso não tira o direito de quem apresentou o recurso dentro do prazo”, ponderou o líder petista.

Para o senador Lindbergh farias (PT-RJ), a decisão de Renan é “mais uma ilegalidade em processo que já nasceu viciado”. Ele lamentou que o presidente do Senado tenha decidido seguir o ex-presidente daquela Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). “Vossa Excelência está errando muito, presidente Renan. Está indo pelo caminho de Eduardo Cunha, que, desde o começo, usou de má-fé na condução desse processo do impeachment”, apontou o senador fluminense.

Para Lindbergh, Renan comete “um erro histórico, está manchando a sua biografia ao colocar as suas mãos num golpe” para destituir a presidenta. “O que Vossa Excelência tinha que fazer hoje aqui era suspender esta sessão [do Senado] e dizer à Câmara dos Deputados: resolvam os seus problemas”, disse Lindbergh.

PT na Câmara com PT no Senado
Foto: Ana Luiza Sousa

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex