As propostas da Bancada do PT na Câmara para as áreas tributária e não tributária a fim de impulsionar o desenvolvimento econômico com justiça social foram apresentadas nesta terça-feira (3) pela coordenação da bancada ao presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Jessé Souza.
Segundo o líder Sibá Machado (PT-AC), as propostas serão debatidas com partidos da base aliada e instituições acadêmicas, empresariais e sindicais. A Bancada propõe, entre outras medidas, a ampliação da faixa de isenção e o aumento do número de alíquotas do imposto de renda para a classe média e os trabalhadores, além da taxação de bens de luxo como helicópteros, jatinhos executivos, lanchas e iates.
O presidente do Ipea encaminhou à Bancada vários estudos sobre a realidade socioeconômica brasileira. Ele também discorreu sobre trabalho de sua autoria a respeito do novo quadro social surgido no Brasil nos últimos doze anos, com os governos Lula e Dilma. Para entender a nova classe média surgida, há vários fatores a serem considerados e não apenas os indicadores econômicos, disse.
O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, também recebeu cópia das propostas da Bancada durante a reunião com um grupo de deputados do PT.
PT na Câmara
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara