Foto: Salu Parente/PTNACÂMARA
A bancada do Partido dos Trabalhadores indicou, nesta terça-feira (6), o nome do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) para ocupar a primeira vice-presidência da Câmara. Ele venceu disputa com o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ). A primeira vice-presidência era ocupada pelo ex-petista André Vargas (PR), que renunciou ao cargo.
O nome de Chinaglia vai ser submetido ao plenário da Câmara nesta quarta-feira (7), em votação secreta; ele precisa obter pelo menos 257 votos.
O líder da bancada do PT, deputado Vicentinho (PT-SP), salientou a importância do processo que levou à escolha de Chinaglia, evidenciando a democracia interna que sempre permeou a história do partido.
“No início, houve certa tensão, mas no decorrer do debate, o clima enveredou para o caminho democrático que historicamente acompanha o nosso partido. Foi um processo avaliado, decidido e que será cumprido”, afirmou Vicentinho.
Chinaglia disse que vai aguardar a votação em plenário para, a partir daí, contribuir com o fortalecimento institucional da Câmara. Ele observou que o papel de vice-presidente, do ponto de vista da intervenção política, é “limitado”. No entanto, ele assegurou que vai manter diálogo com os líderes da base e da oposição para o bom funcionamento da instituição.
Chinaglia foi presidente da Câmara em 2007 e 2008. Atualmente, exerce a função de líder do governo na Câmara. Ele disse que o seu cargo, uma vez vago, será preenchido por um nome indicado pela presidenta Dilma Rousseff, a quem compete a indicação.
Benildes Rodrigues