Bancada do PT escolhe Zeca Dirceu como novo líder na Câmara Federal

Zeca Dirceu, novo líder em 2023. Foto: Gustavo Bezerra/Arquivo

Em clima de unidade partidária, a Bancada do PT na Câmara escolheu, por unanimidade, nesta quinta-feira (5), o deputado Zeca Dirceu (PR) para comandar o partido na Casa em 2023, em substituição ao deputado Reginaldo Lopes (MG), que liderou o partido em 2022. Durante a reunião em que foi tomada a decisão – com participações presenciais e de maneira remota – os parlamentares petistas também indicaram a deputada Maria do Rosário (PT-RS) como representante do partido na próxima Mesa Diretora da Câmara.

No encontro, todos os parlamentares elogiaram o trabalho do líder Reginaldo Lopes no comando da Bancada. Segundo eles, a atuação aguerrida e qualificada do parlamentar – que tinha como mote de trabalho “Resistência, Travessia e Esperança” – ajudou a bancada petista a garantir vitórias em defesa do povo brasileiro e a eleger Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, resgatando assim a democracia no País.

Ao agradecer a confiança depositada em seu nome para liderar a Bancada do PT em 2023, Zeca Dirceu ressaltou que vai dar continuidade à prática de comando do partido na Câmara com “transparência e de respeito às decisões coletivas”.

“Quero externar minha gratidão e a confiança de cada um e de cada uma, e reafirmar o compromisso – que a gente já vem praticando – da transparência, das decisões coletivas, da alternância e do respeito a cada um e a cada uma. Da minha parte podem ter certeza absoluta de que vou prezar muito por estes princípios”, assegurou.

Trabalho conjunto

Segundo Zeca Dirceu, será realizado também um trabalho conjunto com os líderes do governo José Guimarães (PT-CE) na Câmara dos Deputados, de Jaques Wagner (PT-BA) no Senado, e Randolfe Rodrigues (Rede) no Congresso Nacional. “O compromisso é com o PT, mas principalmente e em especial com o presidente Lula e com as decisões que o governo e o povo brasileiro vão demandar neste ano”, destacou Zeca.

“Vamos precisar do apoio dos partidos da federação, dos partidos aliados, dos partidos da Frente Ampla e dos demais partidos que compreendem este momento histórico. Vamos trabalhar ao lado dos líderes José Guimarães, Jaques Wagner, Randolfe Rodrigues, da nossa presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), e dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais)”, completou.

Acordo partidário

Em coletiva à imprensa após a reunião, Reginaldo Lopes destacou o acordo na Bancada PT para o exercício dos cargos de líder da Bancada e as indicações para os cargos na Mesa Diretora da Câmara para os próximos quatro anos. Pelo acordo, Zeca Dirceu começa em 2023, e depois assume o deputado Odair Cunha (MG), em 2024. Nos próximos anos exercem a função o deputado eleito Lindbergh Farias (RJ), em 2025, e o deputado Pedro Uczai (SC), em 2026. Para a Mesa Diretora neste primeiro biênio, foi indicada por unanimidade a deputada Maria do Rosário. Nesse caso, a função ainda depende das negociações para a composição dos blocos partidários.

“Nosso partido é composto por várias forças políticas, e nós consolidamos um grande acordo. Para quem já vivenciou essa Bancada sabe que tudo que tem unidade torna mais fácil a liderança, facilita muito o debate político com os demais partidos. Agora que somos governo é fundamental essa unidade de ação. O partido do presidente da República tem que ter muita unidade para construir com os demais aliados os encaminhamentos do dia a dia e as votações. Portanto, o PT dá um bom exemplo para construirmos a estabilidade política e garantir a governabilidade do presidente Lula”, explicou Reginaldo Lopes.

Líder Reginaldo Lopes. Foto: Gabriel Paiva

Mesa Diretora

Pelo Twitter, a deputada Maria do Rosário agradeceu a indicação de seu nome para compor a Mesa Diretora da Câmara.

“Agradeço a Bancada do PT a indicação para vir a compor a Mesa Diretora da Câmara. A votação ocorrerá na 1ª Sessão, em fevereiro. É uma honra, em meu 6º mandato, poder compor a direção da Câmara, atuar para valorizar mandatos de todos e fortalecer a casa da democracia e do povo”, ressaltou.

Biografia do novo Líder Zeca Dirceu

Zeca Dirceu nasceu em Cruzeiro do Oeste, Paraná. É filho de Clara Becker e do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu. Graduou-se em Ciências da Computação pela Universidade Paranaense (Unipar) em 2002. Desde criança, sempre acompanhou o pai nas reuniões do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, quando passou a conviver com a política.

Foi Secretário de Indústria e Comércio de Cruzeiro do Oeste (PR) em 2001 e, entre 2003 e 2004, coordenou regionalmente as ações da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Paraná (SETP). Elegeu-se prefeito de Cruzeiro do Oeste em 2004 com 72% dos votos e foi reeleito quatro anos depois com apoio de 70% do eleitorado.

Como prefeito de Cruzeiro do Oeste já foi premiado diversas vezes, entre eles o Prêmio Amigo da Criança pela Fundação ABRINQ em 2005 – 2006, Prêmio Nacional Terra Fértil da Emater em 2008, Prêmio Paraná Sorridente do Ministério da Saúde e Prefeito Empreendedor do Sebrae, ambos em 2009.

Em 2010 deixou a prefeitura de Cruzeiro do Oeste para concorrer a uma vaga de deputado federal, quando foi eleito com quase 110 mil votos, sendo o segundo deputado mais votado do PT no Paraná. Reeleito em 2014, 2018 e nas eleições de 2022 com 123.033 votos, Zeca Dirceu vai exercer seu 4º mandato a partir de 1º de fevereiro de 2023.

O parlamentar é o único deputado federal a atingir nota máxima do ranking de transparência digital do Radar do Congresso, plataforma que foi desenvolvida pelo Congresso em Foco, para avaliar às práticas dos parlamentares e seus gabinetes.

Já ocupou o cargo de vice-líder do PT na Câmara dos Deputados por três vezes, e é engajado nas lutas da educação, saúde, juventude e causas municipalistas.

 

Héber Carvalho com Assessoria de Imprensa do deputado Zeca Dirceu

 

 

 

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também