Em clima de unidade partidária, a Bancada do PT na Câmara escolheu, por unanimidade, nesta quinta-feira (5), o deputado Zeca Dirceu (PR) para comandar o partido na Casa em 2023, em substituição ao deputado Reginaldo Lopes (MG), que liderou o partido em 2022. Durante a reunião em que foi tomada a decisão – com participações presenciais e de maneira remota – os parlamentares petistas também indicaram a deputada Maria do Rosário (PT-RS) como representante do partido na próxima Mesa Diretora da Câmara.
No encontro, todos os parlamentares elogiaram o trabalho do líder Reginaldo Lopes no comando da Bancada. Segundo eles, a atuação aguerrida e qualificada do parlamentar – que tinha como mote de trabalho “Resistência, Travessia e Esperança” – ajudou a bancada petista a garantir vitórias em defesa do povo brasileiro e a eleger Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, resgatando assim a democracia no País.
Ao agradecer a confiança depositada em seu nome para liderar a Bancada do PT em 2023, Zeca Dirceu ressaltou que vai dar continuidade à prática de comando do partido na Câmara com “transparência e de respeito às decisões coletivas”.
“Quero externar minha gratidão e a confiança de cada um e de cada uma, e reafirmar o compromisso – que a gente já vem praticando – da transparência, das decisões coletivas, da alternância e do respeito a cada um e a cada uma. Da minha parte podem ter certeza absoluta de que vou prezar muito por estes princípios”, assegurou.
🚩🎥 ZECA DIRCEU É O NOVO LÍDER DO PT NA CÂMARA – A decisão unânime da bancada petista foi tomada nesta quinta-feira (5), em reunião do colegiado, que reuniu deputados e deputadas do PT.@zeca_dirceu (PT-PR) vai suceder o atual líder, deputado @ReginaldoLopes . pic.twitter.com/9Zdyh7XCwB
— PT na Câmara (@PTnaCamara) January 5, 2023
Trabalho conjunto
Segundo Zeca Dirceu, será realizado também um trabalho conjunto com os líderes do governo José Guimarães (PT-CE) na Câmara dos Deputados, de Jaques Wagner (PT-BA) no Senado, e Randolfe Rodrigues (Rede) no Congresso Nacional. “O compromisso é com o PT, mas principalmente e em especial com o presidente Lula e com as decisões que o governo e o povo brasileiro vão demandar neste ano”, destacou Zeca.
“Vamos precisar do apoio dos partidos da federação, dos partidos aliados, dos partidos da Frente Ampla e dos demais partidos que compreendem este momento histórico. Vamos trabalhar ao lado dos líderes José Guimarães, Jaques Wagner, Randolfe Rodrigues, da nossa presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), e dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais)”, completou.
Acordo partidário
Em coletiva à imprensa após a reunião, Reginaldo Lopes destacou o acordo na Bancada PT para o exercício dos cargos de líder da Bancada e as indicações para os cargos na Mesa Diretora da Câmara para os próximos quatro anos. Pelo acordo, Zeca Dirceu começa em 2023, e depois assume o deputado Odair Cunha (MG), em 2024. Nos próximos anos exercem a função o deputado eleito Lindbergh Farias (RJ), em 2025, e o deputado Pedro Uczai (SC), em 2026. Para a Mesa Diretora neste primeiro biênio, foi indicada por unanimidade a deputada Maria do Rosário. Nesse caso, a função ainda depende das negociações para a composição dos blocos partidários.
“Nosso partido é composto por várias forças políticas, e nós consolidamos um grande acordo. Para quem já vivenciou essa Bancada sabe que tudo que tem unidade torna mais fácil a liderança, facilita muito o debate político com os demais partidos. Agora que somos governo é fundamental essa unidade de ação. O partido do presidente da República tem que ter muita unidade para construir com os demais aliados os encaminhamentos do dia a dia e as votações. Portanto, o PT dá um bom exemplo para construirmos a estabilidade política e garantir a governabilidade do presidente Lula”, explicou Reginaldo Lopes.
Mesa Diretora
Pelo Twitter, a deputada Maria do Rosário agradeceu a indicação de seu nome para compor a Mesa Diretora da Câmara.
“Agradeço a Bancada do PT a indicação para vir a compor a Mesa Diretora da Câmara. A votação ocorrerá na 1ª Sessão, em fevereiro. É uma honra, em meu 6º mandato, poder compor a direção da Câmara, atuar para valorizar mandatos de todos e fortalecer a casa da democracia e do povo”, ressaltou.
Agradeço a bancada do @PTBrasil a indicação p/ vir a compor a Mesa Diretora da Câmara. A votação ocorrerá na 1ª sessão, em fevereiro. É uma honra, em meu 6º mandato, poder compor a direção da Câmara, atuar p/ valorizar mandatos de todos e fortalecer a casa da democracia e do povo
— Maria do Rosário (@mariadorosario) January 5, 2023
Biografia do novo Líder Zeca Dirceu
Zeca Dirceu nasceu em Cruzeiro do Oeste, Paraná. É filho de Clara Becker e do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu. Graduou-se em Ciências da Computação pela Universidade Paranaense (Unipar) em 2002. Desde criança, sempre acompanhou o pai nas reuniões do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, quando passou a conviver com a política.
Foi Secretário de Indústria e Comércio de Cruzeiro do Oeste (PR) em 2001 e, entre 2003 e 2004, coordenou regionalmente as ações da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Paraná (SETP). Elegeu-se prefeito de Cruzeiro do Oeste em 2004 com 72% dos votos e foi reeleito quatro anos depois com apoio de 70% do eleitorado.
Como prefeito de Cruzeiro do Oeste já foi premiado diversas vezes, entre eles o Prêmio Amigo da Criança pela Fundação ABRINQ em 2005 – 2006, Prêmio Nacional Terra Fértil da Emater em 2008, Prêmio Paraná Sorridente do Ministério da Saúde e Prefeito Empreendedor do Sebrae, ambos em 2009.
Em 2010 deixou a prefeitura de Cruzeiro do Oeste para concorrer a uma vaga de deputado federal, quando foi eleito com quase 110 mil votos, sendo o segundo deputado mais votado do PT no Paraná. Reeleito em 2014, 2018 e nas eleições de 2022 com 123.033 votos, Zeca Dirceu vai exercer seu 4º mandato a partir de 1º de fevereiro de 2023.
O parlamentar é o único deputado federal a atingir nota máxima do ranking de transparência digital do Radar do Congresso, plataforma que foi desenvolvida pelo Congresso em Foco, para avaliar às práticas dos parlamentares e seus gabinetes.
Já ocupou o cargo de vice-líder do PT na Câmara dos Deputados por três vezes, e é engajado nas lutas da educação, saúde, juventude e causas municipalistas.
Héber Carvalho com Assessoria de Imprensa do deputado Zeca Dirceu