Em discurso no Plenário da Câmara, o líder da Minoria no Congresso, deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), criticou o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, por não tomarem nenhuma medida efetiva para a volta do auxílio emergencial. “As pessoas estão passando necessidade e o governo está absolutamente paralisado”, disse Zarattini.
Segundo o parlamentar, o governo fica soltando “balão de ensaio” ao tratar do retorno do benefício. “Até agora, não encaminharam absolutamente nada. É só um jogo de cena para impedir aumento da rejeição popular ao governo”, denunciou.
Há meses os partidos de esquerda pressionam pela aprovação de uma política social de proteção. O parlamentar paulista lembrou ainda que mais de 30 milhões de pessoas foram jogadas na miséria com o fim do benefício em dezembro. “País tem 15 milhões de desempregados, 15 milhões de pessoas com empregos informais e mais uma parcela da população que sobrevive com uma renda muito baixa. Dados que mostram o caos que vivemos diante da incapacidade de Bolsonaro. Por isso, defendemos o auxílio e vacina já!”.
Assessoria de Comunicação
O governo federal tem sim dinheiro para pagar o auxilio emergencial. Não tem é boa vontade, não tem é interesse em cuidar do povo. O foco do Bolsonaro é destruir o patrimônio nacional, salvar os filhos das investigações e beneficiar os bancos. #auxilioemergencial
— Carlos Zarattini (@CarlosZarattini) February 24, 2021