Ato Ecumênico em Brasília presta homenagem às mais de 57 mil vítimas fatais da Covid-19 no Brasil

O gramado em frente ao Congresso Nacional em Brasília amanheceu, neste domingo (28), com mil cruzes simbolizando as mais de 57 mil vítimas (57.149) fatais da pandemia da Covid-19 no Brasil até o momento, segundo dados do consórcio de veículos da imprensa colhidos junto às Secretarias Estaduais de Saúde. A ação é parte do movimento mundial ‘StopBolsonaroMundial’, iniciativa que começou com brasileiros no exterior e que, neste domingo, realiza atos contra a política genocida de Bolsonaro no combate à pandemia em pelo menos 70 cidades, de 24 países do mundo.

O ato em Brasília foi organizado pelo Coletivo Resistência e Ação – formado por integrantes de partidos de esquerda, incluindo o PT – e teve como objetivo prestar uma homenagem às vítimas da pandemia do novo coronavírus no País, mas também criticar as medidas anticiência e protestar contra o descaso do presidente Bolsonaro e de seu governo no combate ao vírus.

Em entrevista ao Portal Metrópoles, a deputada Erika Kokay (PT-DF), que participou da cerimônia, disse que essa é uma justa homenagem a todos os brasileiros que partiram por conta da Covid-19. “É fundamental a gente prestar as nossas homenagem às pessoas que estão sendo vítimas de tanta negligência do próprio Estado e que têm sido vítimas dessa crise sanitária. Então, em primeiro lugar, é uma homenagem: todo mundo que parte é o amor de alguém”, afirmou a parlamentar.

Foto: Reprodução Facebook Deputada Erika Kokay

 

Diante das mil cruzes, várias ornadas com flores, também foi realizada a Cerimônia do Encantamento, Ato Ecumênico que contou com a presença de representantes das religiões Católica, Anglicana, Evangélicas, Espíritas, de Matriz Africana e indígenas da etnia Xavante. Durante a cerimônia foram entoadas músicas e lido um poema de Pedro Tierra, especialmente escrito para a ocasião. Além de líderes religiosos, a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), também discursou no ato.

Grito de repúdio

Segundo o ex-ministro dos governos Lula e Dilma, Gilberto Carvalho – que também participou do ato ecumênico – além de uma homenagem aos mortos pela Covid-19, a cerimônia também foi um grito de repúdio contra a irresponsabilidade de Bolsonaro no combate à pandemia no Brasil.

“Esse ato foi uma homenagem às vítimas da Covid-19 no Brasil e de solidariedade às famílias que perderam seu entes queridos, lembrando que a maioria deles sequer pode velar seus familiares mortos. Porém, esse ato também foi um alerta para o Brasil e o mundo, um grito de repúdio para que Bolsonaro pare com essa política irresponsável de negar a gravidade da pandemia. Para que isso ocorra, sabemos que é preciso afastá-lo da Presidência da República. Logo, esse ato também é pelo Fora, Bolsonaro”, defendeu.

Foto: Benildes Rodrigues/Arquivo

Pelo Twitter, vários parlamentares apoiaram o Ato. Entre eles, os líderes da Minoria na Câmara, José Guimarães (PT-CE), no Congresso, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), o presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Helder Salomão (PT-ES), e os deputados petistas Alencar Santana Braga (SP), Alexandre Padilha (SP), Benedita da Silva (RJ), Henrique Fontana (RS), Paulo Pimenta (RS), Pedro Uczai (SC) e Rubens Otoni (GO).

Veja o vídeo do ato em Brasília:

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex