Ativistas criticam onda de desrespeito aos direitos humanos no Brasil

Ativistas e defensores dos direitos humanos lamentaram nesta sexta-feira (8), na Câmara, o atual cenário de retrocessos que o país experimenta nesse setor. Durante sessão solene em homenagem ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, que será comemorado neste domingo (10), foram denunciadas diversas violações a direitos de minorias e segmentos marginalizados da sociedade. A sessão foi presidida pela deputada Erika Kokay (PT-DF).

Ao falar sobre a onda de desrespeito aos direitos humanos no Brasil, a Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão da Procuradoria Geral da República, Débora Duprat, lembrou o contexto da criação do Dia Internacional dos Direitos Humanos pela ONU (em 1950), que surgiu para que o mundo lembrasse a luta contra o nazismo, regime que pregava a superioridade de uma raça, e que usou a doutrinação escolar e o militarismo para impor suas ideias. Ela disse que o Brasil precisa estar atento ao surgimento de ideias que podem fomentar o preconceito e o racismo.

“Atualmente temos a elaboração de uma Base Nacional Curricular Comum (BNCC), com a interdição de matérias e a proibição da discussão em relação a gênero. Tudo isso enquanto cresce o feminicídio e a violência contra a comunidade LGBT. Ao mesmo tempo, grupos defendem apenas a discussão de temas relativos ao pensamento dominante, o que afasta, por exemplo, o debate sobre o racismo”, observou.

A Procuradora criticou ainda medidas adotadas pelo governo Temer como a interrupção dos processos de reconhecimento de territórios quilombolas, a falta de demarcação de novas terras indígenas, além da paralisação da reforma agrária. “E, ainda, temos a implementação da Emenda constitucional 95, que congela os gastos públicos pelos próximos 20 anos. Dessa forma, como termos políticas públicas para garantir os direitos de mulheres, negros, ciganos, índios e quilombolas”, indagou.

Na reunião, o ativista dos direitos humanos e representante do movimento negro, Marivaldo Pereira, também destacou que o Brasil tem uma dívida histórica com o povo negro.

“Nós negros somos as principais vítimas de violência no Brasil, sejam as mulheres negras, com a violência doméstica e feminicídio, ou os homens, vítimas de assassinatos, do encarceramento e do trabalho escravo. Isso ocorre porque o Brasil aboliu a escravidão, mas não pagou a dívida histórica com os povos escravizados. Apenas recentemente o estado começou a resgatar essa dívida com o estabelecimento de cotas (nas universidades)”, exemplificou.

Ao comentar os ataques aos direitos humanos no País, a deputada Erika Kokay ressaltou que a lembrança do Dia Internacional dos Direitos Humanos deve estimular a sociedade para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.

“O Dia Internacional dos Direitos Humanos e a declaração universal dos direitos humanos foram criados para que todas as pessoas pudessem ter os seus direitos respeitados. Infelizmente no Brasil criamos a ilusão do país pacífico, onde mais de 60 mil pessoas são assassinadas, a maioria jovens negros e pobres, que também formam uma das maiores populações carcerárias do mundo. Também somos o país campeão na América Latina de assassinatos de defensores dos direitos humanos. Temos que lutar contra isso”, alertou Erika .

Durante a sessão solene foi exibido um vídeo sobre o contexto histórico da criação do Dia Internacional dos Direitos Humanos pela ONU, além de uma apresentação do músico Chico Nogueira e de alunos do Projeto Vivência de Capoterapia.

Também discursaram durante a sessão solene a ativista dos direitos humanos, Rebeca Sousa, e o representante do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais, Lucas Reis da Silva.

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100